Saúde

Confira 10 alimentos que ajudam a reduzir sintomas da Tensão Pré Menstrual

10/08/2021
Freepik

A Tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, ocorre devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual. Ela é caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais que ocorrem de 5 a 10 dias antes da menstruação. Uma ajuda para amenizar as manifestações neste período está na alimentação.

A nutricionista Juliana Vieira afirma que na TPM a dieta deve ser especialmente rica em peixe, principalmente salmão, atum, e sementes de chia, que são fontes de Ômega 3 – substância anti-inflamatória, que ajuda a diminuir dores de cabeça e cólica abdominal.

A profissional separou outros alimentos que devem estar na sua dieta durante a TPM:

Cereais  integrais, verduras e legumes, frutas laxativas – como mamão, ameixa e abacate – e diuréticas – como melancia, melão e abacaxi – Ajudam a regular o intestino e diminuem o desconforto abdominal.

Chocolate com mínimo 70 % de cacau – Pode ser usado para aliviar sintomas de dores menstruais, graças à presença de aminoácidos, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, ele pode reduzir significativamente a dor menstrual no final da adolescência.

Por outro lado, existem alimentos que agravam os sintomas da TPM. A nutricionista elencou alguns que você deve evitar:

Café, chás e cafeinados – Aumentam a produção do hormônio causador do estresse, piorando sintomas como irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor.

Açúcar e alimentos refinados – Provocam um pico na liberação de insulina,hormônio que leva glicose pra cérebro.

Sódio e alimentos embutidos – São potencializadores da retenção de líquido.

Alimentos ricos em gordura ruim – Aumentam a inflamação no organismo. Dessa forma, pode agravar as cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor.

Bebidas alcoólicas – O álcool piora ainda mais as dores de cabeça, as alterações de humor e o cansaço.