Saúde e Beleza

Quero ser dermatologista… conheça os caminhos

17/04/2023
Depositphotos

Adeus 6º ano, olá Dermatologia. Passar na prova de residência é tão concorrido quanto passar no vestibular de Medicina. Mas você sabia que existem outros caminhos possíveis?

A residência médica é a modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos mais conhecida. O residente possui uma carga horária de 60 horas semanais e recebe uma bolsa MEC. A prova de acesso abrange todas as áreas médicas e, após o término o médico já recebe o registro de especialista, o tão sonhado RQE.

A segunda opção é o estágio ou pós graduação credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)Possui mesma carga horária, com as mesmas exigências e mesma duração (3 anos). Porém, alguns serviços são pagos e não possuem bolsa. A prova de admissão requer conhecimentos específicos da Dermatologia e, ao final, é necessário prestar a prova de título de especialista para conseguir o RQE.

E, por último, a pós-graduação não credenciada pela SBD. Esses cursos não possuem processo seletivo e são todos pagos, com uma carga horária variável, mas bem menor que a residência ou estágio. A prova de título da SBD só pode ser prestada após comprovação de 6 anos de atuação na área.

Seja qual for a sua forma de especialização na Dermatologia, esse é um período de muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional, um privilégio realmente para poucos.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.