Comportamento

Organização evita desperdício de tempo e bem-estar

19/05/2023
Freepik

Organizar tarefas e ambientes permite à pessoa focar nas tarefas importantes e aproveitar melhor o dia. A organização evita desperdício de tempo e bem-estar, proporciona uma sensação de controle e tranquilidade, evitando estresse desnecessário. A organização permite à pessoa focar nas tarefas importantes e aproveitar melhor o dia.

A desculpa de “não ter tempo” para realizar tarefas, das mais complexas às mais simples, podem esconder na verdade uma falta de organização.

O assunto é tão importante que fez surgir uma categoria profissional (o “personal organizer”), que tem uma entidade que os representa e até um dia para chamar de seu: 20 de maio é o Dia Mundial da Organização.

A presidente da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP), Zezé Zimermam, explica que a data mundial foi criada para levar mais pessoas a se interessarem pelo tema e descobrir os efeitos positivos que a organização pode trazer à suas vidas. “Equilibrar a vida pessoal e profissional requer organização. Ambientes mais organizados são mais práticos, agradáveis e funcionais, e acabam motivando também uma atitude mais organizada no trabalho, como por exemplo, possuir uma agenda mais organizada, com mais planejamento e produtividade”, afirma.

 

A importância da organização

A organização proporciona uma sensação de controle e tranquilidade, além de ajudar a otimizar o tempo e evitar estresse desnecessário. A organização permite à pessoa focar nas tarefas importantes e aproveitar melhor o dia.

 

Benefícios de ser arrumado

  1. Ambiente Agradável

Um ambiente organizado traz sensação de calma e harmonia. Quando tudo está no seu devido lugar, é mais fácil relaxar e desfrutar do espaço. Além disso, a organização facilita a limpeza e a manutenção, mantendo o local sempre agradável e acolhedor.

  1. Aumento da Produtividade

A organização evita desperdiçar tempo procurando pertences e documentos. Um ambiente de trabalho organizado nos permite focar nas tarefas importantes, eliminando distrações e otimizando o desempenho.

  1. Redução do Estresse

A desordem e a bagunça podem gerar estresse e ansiedade. Ao contrário, a organização nos ajuda a manter o equilíbrio emocional e a lidar melhor com os desafios do dia a dia. Quando sabemos exatamente onde encontrar o que precisamos, nos sentimos mais confiantes e tranquilos, evitando a sensação de sobrecarga.

  1. Facilidade de Localização

A falta de organização leva a gastar horas procurando por objetos, documentos ou arquivos importantes. Ao manter tudo em ordem, ganha-se agilidade e eficiência.

 

Dicas para ser mais organizado

  1. Estabeleça Rotinas

Criar rotinas diárias e semanais. Estabeleça horários para tarefas como arrumar a cama, organizar a agenda, limpar o ambiente e arquivar documentos. Com o tempo, essas atividades se tornarão hábitos, facilitando a rotina.

  1. Utilize Sistemas de Organização

Faça uso de sistemas de organização que se adequem ao seu estilo e necessidades:

Agendas e calendários- Para planejar suas atividades diárias, compromissos e prazos importantes. Reserve um tempo para revisar e atualizar regularmente as agendas, garantindo que você esteja sempre ciente das próximas tarefas.

Pastas e arquivos- Organize documentos e papéis importantes em pastas com etiquetas claras e descritivas. Categorize-os de acordo com temas específicos, como finanças, trabalho ou projetos pessoais. Isso facilitará a localização de informações quando você precisar delas.

Caixas e recipientes- Utilize caixas, cestos ou outros recipientes para armazenar itens semelhantes. Rotule-os adequadamente e mantenha-os em locais acessíveis. Essa prática ajudará a reduzir a desordem e tornará mais fácil encontrar e guardar objetos.

Aplicativos de organização- Existem diversos aplicativos disponíveis para dispositivos móveis e computadores. Eles podem incluir recursos como listas de tarefas, lembretes e compartilhamento de arquivos.

Encontre o sistema de organização que melhor se adapta ao seu estilo de vida. Lembre-se de revisar e ajustar regularmente suas estratégias de organização para garantir que elas continuem atendendo às suas necessidades.

  1. Pratique o Desapego

Um dos principais obstáculos para a organização é o acúmulo de itens desnecessários. Reserve um tempo para revisar suas posses e identificar coisas que não têm mais utilidade ou significado para você. Doe, venda ou descarte esses itens, liberando espaço físico e mental.

  1. Mantenha a Limpeza

Dedique tempo regularmente para limpar e arrumar o seu ambiente. Limpe superfícies, aspire tapetes, lave louças e roupas, seguindo uma rotina de limpeza estabelecida.

  1. Simplifique e Automatize Tarefas

Encontre maneiras de simplificar e automatizar tarefas rotineiras. Por exemplo, utilize um serviço de pagamento automático de contas ou defina lembretes eletrônicos para evitar esquecimentos.