Significados do Judaísmo

O Shabat e o Tempo

15/12/2022
O Shabat e o Tempo | Jornal da Orla

No começo, o tempo era uno, eterno. Mas o tempo indiviso, o mundo do tempo eterno, não teria relação com o mundo do espaço. Assim, o tempo foi dividido em sete dias e entrou em Intima relação com o reino de coisas, o mundo do espaço. Em cada dia, em particular, outras coisas vieram a existir, exceto no sétimo dia.

O Shabat era um dia sozinho.

Ele pode ser comparado a um rei que tem sete filhos . Para os seis deles, deu-lhes suas riquezas, e para o mais jovem dotou-o de nobreza, com a prerrogativa de realeza. Os seis mais velhos, que eram pessoas comuns, encontraram suas companheiras, mas, o nobre permaneceu sem uma companheira.

Disse Rabi Schimeon ben Yohai:

Depois que o trabalho da criação foi completado, o Sétimo Dia suplicou:

Senhor do universo, tudo o que Tu criastes é aos pares; à cada dia da semana Tu destes uma companheira, só eu permaneci sozinho. E Deus respondeu: A Comunidade de Israel será sua companheira.

Esta promessa não foi esquecida, Quando o povo de Israel estava postado diante do monte Sinai, o Senhor lhes disse: “Lembrai-vos do que Eu disse ao Schabat: A Comunidade de Israel é vossa companheira. Por isso: Lembrai-vos do dia do Schabat para santificá-lo” (Exodo 20:8). A palavra hebraica lecadesch, santificar, significa na linguagem do Talmud, consagrar uma mulher, desposar.

Assim, o significado desta palavra, no Sinai, foi o de imprimir sobre Israel o fato de que seu destino é o de ser o noivo do dia sagrado, o mandamento para esposar o sétimo dia.

Com toda a sua grandeza, o Schabat não se basta a si mesmo. Sua realidade espiritual clama pela companhia do homem.

Há uma grande aspiração no mundo. Os seis dias têm necessidade de espaço; o sétimo dia tem necessidade do homem.

Não é bom que o espírito permaneça só e por isso, Israel foi destinado a ser o cônjuge do Shabat.

Shabat Shalom

Extraído do livro Schabat do Rabino Abraham Joshua Hershel

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.