
A programação cultural em Santos está repleta de atrações gratuitas. Confira aqui a lista com os eventos mais interessantes antes de decidir o que fazer em Santos nos próximos dias.
MÚSICA
Rio Santos Bossa Fest – Nos dias 25, 26 e 31 de janeiro, e 1º e 2 de fevereiro, Santos recebe a 12ª edição do Rio Santos Bossa Fest, que faz parte do 6º Festival Porto Cidade. Em homenagem ao Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova, o festival trará a “Bossa Nova Novíssima”, uma fusão criativa de diferentes estilos musicais. A abertura, às 15h no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto, começa com um bate-papo com as Maestras Maria Andrezza e Cristina (Tina). Às 17h será a vez da Camerata de Violões e do Coral do Projeto Esculpir subirem ao palco. Já às 19h, o jovem paulistano Will Santt, de 22 anos, mistura o ritmo suave da Bossa Nova com toques percussivos e rítmicos da música afro-brasileira. Confira a programação completa no site do Jornal da Orla.
Chorinho – A cantora Nadja Soares promete um verdadeiro passeio pelo melhor do repertório nacional no Chorinho no Aquário deste sábado (18), às 18h. O repertório inclui canções emblemáticas da música popular brasileira, como Barracão, Trem das Onze, Naquela Mesa e Conto de Areia. Gratuito. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Baile – O Baile na Praia recebe o Bailão do Jimmy neste domingo no domingo (19), às 19h. O professor promete animar o público com grandes sucessos. No Baile na ZN, a Orquestra Oscar Guzella anima o público a partir das 18h. Gratuitos. Em caso de chuva, os eventos serão cancelados.
TEATRO
Histórias de papelão – A Trupe Baião de 2 leva o espetáculo “Histórias de papelão” ao Sesc, no domingo (19), às 17h30. Duas personagens vivem em uma sociedade onde tudo foi encaixotado em caixas de papelão, mas a descoberta de um livro muda suas vidas, abrindo caminho para a imaginação. Gratuito apenas para crianças até 12 anos.
LEITURA
Cinema – Integrando a programação comemorativa pelos 479 anos de Santos, o Museu da Imagem e do Som recebe uma tarde de autógrafos com Madô Martins e Carlos Pimentel, autores do livro “Santos, Uma História de Cinema”, na quarta (22), das 16h às 19h. A obra aborda a magia do cinema na cidade, trazendo relatos, fotos de época, curiosidades e homenagens a figuras importantes como Roberto Peres, Gilberto Mendes e Cid Marcus. Entrada gratuita.
Casa das Culturas – O espaço realiza neste sábado (18), às 15h, a oficina literária “Como fazer versos segundo Maiakovski”, com Flávio Viegas Amoreira. Na sequência, às 16h, acontece abertura do projeto Luso Verso: leitura e análise de poemas de países de Língua Portuguesa, com a obra de Sophia de Mello Breyner. 16h40 tem exibição do filme Cólera, com a presença do cineasta Euler Santi.
Oxalá – O Núcleo Esporos de Experiências Artísticas apresenta a história “A visita de Oxalá ao Reino de Oyo” neste sábado (18), às 17h, no Sesc. Oxalá, o velho de pano branco, não acatou os conselhos do sábio de Ifá e partiu para visitar seu amigo Xangô numa jornada incomum e cheia de desafios. Gratuito.
CINEMA
Cine Arte – A produção senegalesa “Banel & Adama” ocupa a tela do Cine Arte Posto 4 nesta semana. Na história, os personagens vivem em uma aldeia remota na região norte do Senegal. Desconhecendo o mundo fora de sua aldeia, o jovem casal é confrontado com as convenções e restrições impostas por sua comunidade, uma vez que suas demonstrações de afeto passam a incomodar os membros mais conservadores do povo. Exibição até o dia 22/1, às 16h, 18h30 e 21h. Ingressos: R$ 3.
Blade Runner – O clássico de 1982 ganha a tela de cinema do Sesc na quarta (22), às 19h, dentro da Mostra Distopias. No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Grátis.
Villa-Lobos – O Cine Broadway Voices exibe, na segunda (20), às 15h, o filme ‘Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão’. Na trama, o compositor se prepara para um concerto de gala no Teatro Municipal. Durante a apresentação são evocadas lembranças de sua vida, como a violência do pai, o peso da tristeza materna, amores perdidos e a impossibilidade de ter filhos. Depois do filme, Fernando Pompeu, maestro e diretor-geral do Coral Cênico Broadway Voices, promove um bate-papo com o público. Entrada gratuita.
Mis – O projeto Pontos Mis apresenta o filme “A Hora da Estrela” na segunda (20), às 19h. Macabéa é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo, trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Ela não tem ambições, apesar de desejar um namorado. Um dia, ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia um namoro. Entrada gratuita
EXPOSIÇÃO
Ramon Arzerra – O Orquidário abriga a exposição artística ‘Segunda Reunião’, que celebra os 20 anos de carreira do artista visual Ramon Arzerra. Reunindo obras de diferentes períodos, a mostra destaca a evolução do trabalho de Arzerra, conectando passado e presente por meio de uma linguagem gráfica e estética marcante. Visitação: até 31/1, terça a domingo, das 9h às 18h.
Quer divulgar seu evento em Santos? Fale com a nossa Redação pelo e-mail [email protected].