Roteiro Cultural

O que fazer em Santos

26/04/2024
Divulgação

A programação cultural em Santos está repleta de atrações gratuitas. Confira aqui a lista com os eventos mais interessantes antes de decidir o que fazer em Santos nos próximos dias.

CINEMA

Cine Arte – O filme “Nosso amigo extraordinário” ganha a tela do Cine Arte nesta semana. Na história, Milton Robinson é um senhor resmungão que leva uma vida tranquila na Pensilvânia – mas sua paz é abalada quando um misterioso OVNI cai no quintal de sua casa. Apesar do susto inicial, Milton acaba, aos poucos, se aproximando do extraterrestre apelidado carinhosamente de Jules. Em cartaz até 1º de maio, em sessões às 16h, 18h30 e 21h. Ingressos: R$ 3.

Cinemateca – O espaço dá sequência à Mostra Centenário Marcello Mastroianni neste sábado (27), às 20h, com o filme “O terraço”. Entre conversas amenas e debates acalorados sobre crises da meia-idade, casamentos fracassados, amor, adultério, suicídio e amizade, cinco velhos amigos se encontram em um jantar e revelam seus dramas pessoais. Entrada gratuita.

Cine Broadway Voices – “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, que estreou dia 9 de janeiro de 2014 no Teatro Clara Nunes (RJ) terá sessão no projeto que ocorre na segunda (29), às 15h, no MISS. Sem texto, o musical usa as canções para contar as histórias de uma trupe de teatro mambembe, que encena peças nas praças por onde passa. Entrada gratuita.

TEATRO

As Graças – A cia. apresenta o espetáculo “Quem vem de longe” neste sábado (27), às 11h e às 15h, na Pç. Caio Ribeiro Moraes e Silva. No roteiro, três mulheres e uma musicista chegam na Praça carregando sapatos, um monte de sapatos e criam um mapa povoado por seres deslocados da terra natal e da sociedade atual. Gratuito.

Artes circenses – O ator e palhaço Plínio Augusto apresenta o espetáculo circense “Bastidores”, neste sábado (27), às 17h, na Concha Acústica; O show promete encantar e divertir o público com números de equilibrismo, malabarismo, magia cômica e palhaçaria. Grátis.

EXPOSIÇÃO

Casa das Culturas – A exposição “Vicente de Carvalho, Além-Mar”, produzida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos, presta homenagem ao santista conhecido como Poeta do Mar pelo centenário de sua morte, completado no último dia 22 de abril. A mostra apresenta fotos inéditas do acervo familiar de Vicente de Carvalho, poemas de destaque e um vídeo animado com realidade virtual. Em cartaz até dia 19/5, de quinta a sábado, das 14h às 19h, e domingo, das 11h às 16h. Entrada franca.

Mulheres caiçaras – O saguão do Paço Municipal de Santos recebe a exposição ‘Do mar à poesia: Mulher’. São ilustrações artísticas inspiradas nas poesias do livro ‘Mulher Caiçara: Do Mar à Poesia’. Sob curadoria da artista e designer Márcia Okida, a mostra conta com a participação de mais 25 artistas, que criaram colagens, artes digitais, desenhos, fotografias. Visitação: até 3/5, das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Café – “Café: na mesa ou no balcão?” é a nova exposição aberta ao público no Museu do Café. A mostra abordará diversos momentos da história das cafeterias em mais de dois séculos. Jornais, documentos audiovisuais e objetos, compõem a mostra explorando o lado mais intimista e apaixonante do café brasileiro. Gratuito aos sábados.

Gordana Manic – O projeto Nova Fotografia, em parceria com o Museu da Imagem e Som de São Paulo (MIS), apresenta no MISS a exposição “Réquiem”, da fotógrafa sérvia Gordana Manic. A mostra reúne imagens capturadas sob longo tempo de exposição, causando a sensação de movimento. Em cartaz até 30/4, de segunda a sexta, das 14h às 20h. Gratuito.

MÚSICA

Cláudio Lacerda – Neste sábado (27), às 17h, o teatro do Sesi será palco do show “Olhos D’água”, pelo músico e compositor Cláudio Lacerda. A apresentação tem como propósito principal sensibilizar o público para questões ambientais, especialmente a importância da preservação da água e da relação fundamental com a natureza. O show traz composições de renomados artistas como Luiz Gonzaga, Renato Teixeira, Sá & Guarabira, entre outros. Gratuito, com reserva de ingressos pela plataforma Meu Sesi.

Chorinho – O Chorinho no Aquário recebe, pela primeira vez, Ary Borges Quarteto com repertório que inclui canções de Cartola, Nelson Cavaquinho, Benito de Paula, João Nogueira, Paulo Cesar Pinheiro e muito mais. Neste sábado (27), a partir das 18h. Gratuito. Se chover, a apresentação será cancelada.

João Maria – O cantor volta a se apresentar na Concha Acústica após 32 anos de seu último show no local no domingo (28), às 19h. Entrada gratuita.

Praia – O Bailão do Jimmy promete animar o público dançante do projeto Baile na Praia no domingo (28), a partir das 19h, na Fonte do Sapo.Em caso de chuva, o evento será cancelado.

LEITURA

Cuícas – Dois entusiastas da música popular brasileira se unem para desenvolver uma história de um dos instrumentos símbolos do samba e do Brasil: a cuíca. O jovem pesquisador Paulinho Bicolor e o veterano escritor e destaque da cultura santista J. Muniz Jr. lançam o livro “Cuícas imortais: de João Mina a Boca de Ouro”, primeiro volume de uma coleção com o objetivo de evocar renomados cuiqueiros e cuiqueiras que se consagraram por suas façanhas no decorrer do século XX. O lançamento ocupa esse sábado (27) a Realejo Livros, a partir das 16h. Entrada franca.

FestERe – Com mediadores de leitura que acompanham todas as pessoas que aceitam participar dessa celebração, a festa do livro FestERe para as infâncias festeja com leituras afro-indígenas e passeia por livros ilustrados. Neste domingo (27), das 13h às 16h, no Sesc. Entrada franca.

“Esse tal de M’boy Tatá!” – O Grupo Manuí e Vinícius Medrado apresenta a contação da história da grande serpente de fogo, que protege os animais e as matas, especialmente de invasores que realizam queimadas nas florestas neste sábado (27), às 17h, no Sesc. A proposta intercala a apresentação de músicas e brincadeiras indígenas com a narração de histórias indígenas. Grátis.

Gibiteca – O cartunista baiano Flávio Luiz promove o lançamento da 3ª edição da história em quadrinhos (HQ) “Agente Sommos – Sábado no Parque”, que se passa em Santos neste sábado (27), às 16h, na Gibiteca. O convidado participará de um bate-papo com o público sobre gibis e tarde de autógrafo. Entrada gratuita.

Endereços: Sesi – Av. Nossa Senhora de Fátima, 366; Casa das Culturas de Santos – R. Sete de Setembro, 49; Gibiteca – Posto 5 – orla do Boqueirão; Cine Arte – Orla do Gonzaga; Cinemateca – R. Ministro Xavier de Toledo, 42; MISS – Av. Pinheiro Machado, 48; Paço Municipal – Praça Mauá; Museu do Café – R. XV de Novembro, 98; Chorinho – Pç. Luiz La Scala, Aparecida; Baile – Fonte do Sapo; Sesc – R. Conselheiro Ribas, 136; Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva – em frente ao Sesc; Realejo Livros – Av. Marechal Deodoro, 2.

Quer divulgar seu evento em Santos? Fale com a nossa Redação pelo e-mail [email protected].