Roteiro Cultural

O que fazer em Santos

12/04/2024
Renato Mangolin

A programação cultural em Santos está repleta de atrações gratuitas. Confira aqui a lista com os eventos mais interessantes antes de decidir o que fazer em Santos nos próximos dias.

CINEMA

Cine Arte – O filme “A menina silenciosa” é a atração da semana na sala de cinema público. Na trama, conhecemos a história de uma menina de 9 anos inserida em uma família enorme e disfuncional. Como as condições financeiras não são nada boas e sua mãe está prestes a ter outro bebê, ela é mandada embora para a casa de parentes distantes: Seán e Eibhlín. Em cartaz até o dia 17, exceto no domingo (14), quando o local abriga o projeto ‘Hoje é dia de curta’, em sessões às 16h, 18h30 e 21h. Ingressos: R$ 3.

Marcello Mastroiani – No longa ‘Os Girassóis da Rússia’, ao terminar a Segunda Guerra Mundial, Giovanna (Sophia Loren) não consegue aceitar que seu marido Antonio (Marcello Mastroianni) tenha morrido em combate na Rússia. Então, ela decide viajar atrás de seu paradeiro, passando por cidades e campos de girassóis. Direção: Vittório De Sica. Em cartaz neste sábado (13), às 20h, na Cinemateca. Gratuito.

Curtas – Os filmes contemplados no ‘2º Concurso de Apoio a Projetos Culturais e Curtas-Metragens’ poderão ser vistos gratuitamente durante o projeto ‘Hoje é dia de curta’ no Cine Arte, no domingo (14). São eles: ‘O Enigma de Miguel’, dirigido por Deliê; ‘Noroeste – Quem Nasce Tempestade, Não Tem Medo de Vento Forte’, dirigido por Cibele Appes; ‘Expresso São Valentim’, dirigido por Luiza Torres e Guilherme Ayres; ‘Onde as Flores Crescem’, dirigido por Fabrício de Lima; ‘Nem Sempre’, dirigido por Leandro Olímpio e Telmo Martins; ‘Os Óculos Novos de Caetano’, dirigido por João Jano e Ycaro Samaniego; ‘Partida’, dirigido por Mônica Donatelli. Sessões: 16h, 18h30 e 21h. Gratuitos.

‘Johnny & June’ – O Cine Broadway Voices apresenta, na segunda (15), às 15h, sessão do filme com Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon. O longa apresenta a história do cantor Johnny Cash, desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que ele entre em um caminho de autodestruição, do qual apenas June Carter, o grande amor de sua vida, pode lhe salvar. Entrada gratuita.

Pontos MIS – O documentário ‘Adoniran – Meu Nome é João Rubinato’ será a próxima atração do projeto ‘Pontos MIS’ na quarta (17), às 15h, no MISS. Adoniran Barbosa, autor de sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Entrada gratuita.

TEATRO

Crianças– O Teatro Guarany recebe, no domingo (14), às 15h e 17h30, o espetáculo “A Superfantástica Caixa de Brinquedos”, da cia Cenicomania. Dentro de um quarto infantil, Lara e Marcus realizam aventuras fantásticas através de uma enorme caixa de brinquedos antigos apresentada por seu tio Mário. Neste contexto e por meio de histórias divertidas, o show reúne canções conhecidas do grande público, além de famosos super-heróis e consagrados programas televisivos infantis dos anos 80 e 90, bem como brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância de muitas gerações. Entrada gratuita, com retirada uma hora antes do espetáculo, na bilheteria.

Circo no Jardim – O Jardim Botânico Chico Mendes recebe, no domingo (14), a partir das 15h, o espetáculo ‘Olha o palhaço no meio da rua’. O evento é uma realização da Bordallo Cultural. No espetáculo, o artista Plínio Soares, o Palhaço Néio, vive um gari que chegou para fazer a limpeza pública de uma praça e se depara com muitos objetos descartados pelo local e que poderiam ser reutilizados. Grátis.

Vareta – O Sesc recebe, no domingo (14), às 17h30, o espetáculo da cia Gadelha Arte Multilinguagem. Nele, o palhaço Vareta fica encantado por uma borboleta que o guia até um enigmático objeto, que o faz experimentar o ridículo e a beleza de cada erro e tropeço intrínsecos ao processo de aprendizagem. Gratuito apenas para crianças até 12 anos.

MÚSICA

Caiçara Fest – Contemplado pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos (Facult), o ‘Caiçara Fest’ é um festival de música com a proposta de apresentar artistas independentes, priorizando mulheres, pessoas trans e gêneros dissidentes, além de fornecer oficinas de formação nas áreas de grafite, skate e música. O último show da edição 2024 contará com apresentação das bandas Florcadaver (São Paulo), Underpaints (Baixada Santista) e da cantora Mari Andrade, que se apresenta ao lado de Kaytlin Lima. Na abertura e nos intervalos a discotecagem fica por conta da DJ Vivian Johns e suas convidadas da Festa Sound. Neste sábado (13), às 17h, no Teatro Rosinha Mastrangelo. Ingressos devem ser retirados gratuitamente no Teatro, a partir das 16h.

Chorinho – Uma homenagem ao legado da cantora santista Fátima, falecida no final do último ano, será feita pelo projeto ‘Chorinho no Aquário’ neste sábado (13), às 18h. Um grupo de artistas amigos, formado pelos cantores Marcelo França e Ricardo Peres, Paulinho Índio (violão) e Juan (percussão), prepararam uma apresentação emocionante com os grandes sucessos que Fátima interpretou em sua carreira, e com uma participação especial de sua irmã, Eliana. Gratuito. Se chover, a apresentação será cancelada.

Baile – Johnny Brazilian Band faz show para o público fiel do projeto Baile na Praia, neste domingo (14), às 19h, na Fonte do Sapo. Grátis. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Piano – Neste sábado (13), às 17h, a Pinacoteca recebe o músico Vinicius Sousa, que apresenta ‘Um pouco dos anos dourados no piano’. Gratuito.

EXPOSIÇÃO

Café – “Café: na mesa ou no balcão?” é a nova exposição que o Museu do Café inaugura neste sábado (13), a partir das 11h. A mostra abordará diversos momentos da história das cafeterias em mais de dois séculos. Jornais, documentos audiovisuais e objetos, compõem a mostra explorando o lado mais intimista e apaixonante do café brasileiro. Gratuito aos sábados.

LITERATURA

Grupo Manuí – Formado pela atriz Tatiana Zalla e pelo músico Leandro Pfeifer com o propósito de representar beleza e a potência da cultura brasileira, o grupo apresenta a história “A origem da peteca”neste sábado (13), às 17h, no Sesc. Em uma aldeia Guarani, dois irmãos brincam e se divertem até que um desafio se apresenta. Com a ajuda do sábio Pajé eles vão compreendendo os ciclos da vida e a importância da amizade e dos sonhos. Gratuito.

ENDEREÇOS

Pinacoteca – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15; Museu do Café – R. XV de Novembro, 95; Centro Pagu e MISS – Av. Pinheiro Machado, 48; Sesc – R. Conselheiro Ribas, 136; Cinemateca – R. Ministro Xavier de Toledo, 42; Cine Arte – Orla do Gonzaga; Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, 1; Gibiteca –  Posto 5, Orla do Boqueirão; Chorinho – Pça. Vereador Luiz La Scala; Fonte do Sapo – Orla da Aparecida.

Quer divulgar seu evento em Santos? Fale com a nossa Redação pelo e-mail [email protected].