Esportes

Natação santista conquista tetracampeonato nos Jogos da Melhor Idade

08/09/2023
Natação santista conquista tetracampeonato nos Jogos da Melhor Idade | Jornal da Orla

A equipe de Natação da Prefeitura de Santos, formada por 12 atletas da Secretaria de Esportes (Semes), conquistou nesta quarta-feira (6) o tetracampeonato com a seleção masculina, e o vice-campeonato com a feminina dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), em São José do Rio Preto (SP).

As finais dos Jogos da Melhor Idade ocorrem até o dia 9 de setembro com os mais bem colocados nas oito regiões esportivas do Estado.

Na categoria 80 + Feminino Ingrid Bleckwedel ganhou as provas de livre e costas. Na categoria 75 + Maria Helena Nascimento da Silva, a Leninha, faturou os dois segundos lugares no livre e costas. Para completar o time de nadadoras da Semes, Maria Barone 85+, Denize Napolitano 75+, Avany 65+ e Rosemary Tomim, 60+.

No masculino, um dos destaques foi Ambrósio Percival Gomes, 90+, vencedor de duas provas, ao lado de Osmar Baptista Silva, na categoria 80+, vencedor de uma prova e vice no livre. Além do treinador da equipe, Carlos Augusto de Carvalho, o Carlão, que garantiu o segundo e terceiro lugar na categoria 70+. Somam-se à equipe campeã Rogério Guimarães, o Caco, e Origens Caetano Santis Bastos, ambos da 60+.

De acordo com Carlão, que treina o grupo na piscina Olímpica do Centro Esportivo e Recreativo (CER) Rebouças, o resultado é fruto do entrosamento do time. “O nosso desempenho foi dentro do esperado pela qualidade e disposição dos nossos atletas. Treinamos juntos desde 2018, é uma equipe muito coesa que nada e compete por um objetivo comum, que é uma vida mais saudável”.

Para o atleta tetracampeão Emilson Colantonio, o Nuno, a vitória mostra que o grupo está no caminho certo. “Como nadador e representante da cidade de Santos, só tenho que agradecer a todo o suporte, ao transporte, à acomodação, ao nosso mestre Carlão e a todo grupo com que já convivo há algum tempo e espero conviver por muito mais. Vejo que é o momento de valorizar esse grupo da melhor idade e ampliar esse trabalho para que possamos melhorar ainda mais”.

Segundo a vice-campeã feminina Rosemary Tomim, o seu coração é só gratidão. “Santos é uma cidade espetacular que realmente investe no esporte, e conquistar esse vice-campeonato ao lado dessa galera e do nosso professor mestre Carlão, que treina a gente na piscina olímpica do Rebouças, é motivo de muito orgulho e gratidão”.

“Estou muito orgulhoso dos nossos atletas e dos resultados obtidos por eles. É nossa missão fazer tudo que estiver ao nosso alcance para incentivar o esporte em qualquer idade. Providenciamos o transporte e toda a infraestrutura necessária para que os nossos atletas pudessem ir a São José do Rio Preto competir. E a melhor recompensa e ver essa ‘moçada’ que já passou dos 60 anos brilhando, levando o nome da nossa Santos e trazendo títulos”, comemorou o secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior.

A equipe da Semes foi composta por 12 atletas do voleibol adaptado feminino, categoria A, 60 a 69 anos; 12 do voleibol adaptado feminino, categoria B, a partir de 70 anos; 12 da natação masculina e feminina com idades entre 60 e 80 anos e mais dois do dominó masculino 60+, totalizando 38 atletas, além dos representantes da comissão técnica.

De acordo com o professor Fábio Marques, que acompanhou a delegação, a maior parte dos participantes foi formada por atletas da Semes. “Os nossos atletas deram um verdadeiro show garantindo vitórias e trazendo resultados importantes para casa, mas acima de tudo a participação de Santos no JOMI foi um espetáculo de motivação e alegria”.