Esportes

Com pênalti polêmico, Palmeiras é campeão em cima do Santos

08/04/2024
Fabio Menotti/Palmeiras/

O Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, para conquistar o tricampeonato paulista. Os gols foram marcados pelo meia Raphael Veiga, cobrando pênalti, e pelo volante Aníbal Moreno. O Verdão, assim como nos títulos de 2022 e de 2023, precisou reverter a desvantagem do jogo de ida. O Peixe havia ganhado o duelo anterior, na Vila Belmiro, em Santos, por 1 a 0.

A equipe alviverde não ganhava o Paulistão por três edições seguidas há 90 anos. Com a conquista deste domingo, Abel Ferreira se tornou um dos técnicos mais vitoriosos da história do clube, com dez títulos, igualando-se a Oswaldo Brandão.

O jogo ficou marcado por um lance polêmico envolvendo um pênalti do goleiro alvinegro João Paulo no atacante Endrick, do Palmeiras. Algumas análises apontam que a interferência do VAR na jogada foi desnecessária já que é um lance interpretativo.

O técnico do Santos, Fábio Carille, contestou a atuação do arbitro de vídeo na partida. “Vi informações que no primeiro gol a bola estava rolando (quando Weverton bate tiro de meta no lance que original o gol). O senhor VAR nunca trabalha, estranho isso, deixa dúvidas”.