Teatro

MIRADA de 2022 encerra a primeira edição presencial pós-pandemia

07/10/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

A 6ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de 2022, realizado pelo Sesc São Paulo na cidade de Santos, encerrou no dia 18 de setembro, domingo, a primeira edição presencial depois da pandemia. Durante os 10 dias de evento – ocorrido entre 9 e 18 de setembro, com 36 espetáculos, em 79 sessões no Sesc Santos e em outros onze equipamentos culturais e espaços públicos da cidade e de Cubatão.

Um dos grandes atrativos do MIRADA é o encontro de artistas, público e convidados, que circularam por espetáculos, performances, ações formativas e ponto de encontro. Mais de 25 coletivos e 210 artistas estrangeiros de 13 países da América Latina e Península Ibérica e mais de 10 grupos e 190 atores e atrizes brasileiros se apresentaram no Sesc Santos e em outros endereços da Baixada Santista e de Cubatão. Além disso, mais de 75 artistas e pesquisadores participaram das ações formativas, além dos 30 artistas que integraram as intervenções da exposição “TheA 2 trumcoRpusmUnDi” (na área de convivência da unidade de Santos).

Foram realizados espetáculos no Sesc Santos – em três espaços (Teatro, Auditório e no Ginásio) – e em outros 15 espaços da cidade (Teatro Brás Cubas, Teatro Rosinha Mastrângelo, Teatro Guarany, Arcos do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada, Salão e Teatro Armênio Mendes do Centro Cultural Português, Herval 33, Lagoa da Saudade, Fonte do Sapo, Praça Mauá, Centro Espanhol de Santos), além das apresentações no formato site specific das peças: Vila Parisi, em Cubatão, na Praça do Cruzeiro Quinhentista, e La Mujer que Soy, em Santos, em apartamentos do Hotel Atlântico.

Aproximadamente 650 profissionais – entre artistas, técnicos, produtores locais e produtores internacionais – passaram pelos palcos e bastidores. Para dar suporte à retomada deste evento de forma presencial também trabalharam no Festival: 279 funcionários do Sesc Santos; 153 de outras unidades; 51 temporários e 132 terceirizados. No total, cerca de 80 mil pessoas foram atendidas e circularam pelo Festival.

A edição teve Portugal como país homenageado e os 24 espetáculos internacionais, as dez obras nacionais e mais duas coproduções entre Brasil e outros países, além de uma exposição, doze performances e 28 atividades formativas trouxeram para cena um viés crítico na abordagem de temas como a constituição de povos e indivíduos, as relações de trabalho, as possibilidades e limites das artes cênicas e a própria produção ficcional a partir das histórias pessoais ou dos contextos sociais em realidades periféricas.

Resíduos e reciclagem

Em 2016, uma pesquisa realizada pelo Sesc e Instituto Ecoar identificou oportunidades de reduzir o consumo e os locais que poderiam abrigar as ações com mais sucesso. Esse diagnóstico apontou mudanças que foram atendidas e continuaram até essa edição do Mirada, como a eliminação de consumo de água envasada e a coleta seletiva de lixo, implantadas no próprio Sesc Santos e em outros espaços ocupados durante o MIRADA.

Em relação aos resíduos gerados nas montagens e desmontagens, durante os espetáculos e também em locais de circulação do público, os espaços receberam lixeiras para coleta seletiva. Desta forma, o material reciclável segue para associação de catadores e o não reciclável para os aterros sanitários. Em breve, os resíduos orgânicos compostáveis serão direcionados para estações de compostagem.

O resultado completo sobre as ações de minimização e destinação responsável dos resíduos durante o Mirada 2022 será disponibilizado pelo Sesc São Paulo, não só visando o próximo MIRADA, como outros festivais a se realizarem na região. A redução dos resíduos é prevista no programa institucional do SESC SP, “Lixo: menos é mais”, voltado para a minimização de resíduos e destinação responsável.

+ Cênicas
O +Cênicas é uma extensão do Festival Mirada no mundo digital. Com registros dos bastidores, das formativas, dos espetáculos e críticas exclusivas, o espaço apresenta diferentes percepções das artes cênicas ibero-americanas. Nesta edição, o espaço recebeu textos de três críticos de teatro, que foram convidados para escrever sobre alguns espetáculos da programação.

O +Cênicas contou ainda com depoimentos exclusivos com o diretor franco-uruguaio Sergio Blanco, com a performer Ana Flávia Cavalcanti e com o artista responsável pela instalação “TheA²trumcoRpusmUnDi”, Ricardo Muniz. Alguns conteúdos pensados para as redes sociais ganharam uma versão estendida para o site, que também funciona como acervo para que as memórias e histórias vividas a cada edição não se percam no emaranhado de dados e conteúdos criados a cada dois anos. Confira em: mirada.sescsp.org.br/cenicas/.

Cadernos de Reflexões
O Sesc promove o lançamento dos Cadernos de Reflexões sobre as Artes Cênicas na rede Ibero-americana, uma publicação em formato de revista com ensaios e artigos sobre a teatralidade contemporânea, sua extensão pela América Latina, Portugal e Espanha, e suas expressões singulares em cada país e suas difusões e circulações. Os textos reflexivos que compõem a publicação desta primeira edição foram escritos por nomes expressivos do campo das artes e da cultura da Ibero-América: Alberto Ligaluppi (Argentina), Conchi León (México), Miguel Rubio Zapata (Peru), Octavio Arbeláez Tobón (Colômbia), Pamela Lopes Rodrigues (Chile), Patrícia Portela (Portugal) e do Brasil: Alexandre Dal Farra, Fernando Yamamoto, Marcio Abreu e Paula Autran.