Conteúdo Patrocinado Teatro

Projeto “Fábrica de Teatro” aproximou crianças de Santos (SP) das artes cênicas

21/09/2023
People Produções

O Projeto “Fábrica de Teatro” realizou, no dia 15 de setembro, a entrega de acervos culturais da área das artes cênicas em escolas públicas de Santos (SP), com o objetivo de incentivar a prática do teatro entre as crianças.

A intervenção conta a história de dois amigos que, cansados de ficar o dia todo jogando no celular e vendo redes sociais, começam a conversar. O grande sonho deles é embarcar em grandes aventuras e conhecer piratas, fadas, princesas, animais falantes e muito mais.

Nesse momento de tédio, um deles resolve abrir um armário antigo que era da avó, e dentro encontra todos seus sonhos reunidos. O jovem convida seu amigo a embarcar nessa aventura e desbravar reinos com as fantasias e objetos encontrados. Juntos, eles se vestem de diversos personagens, contam muitas histórias e descobrem que o que estão fazendo é arte. Encenando, os amigos mostram que o teatro é capaz de tudo, basta ter imaginação.

A partir das estruturas, as crianças puderam encontrar figurinos e adereços para estimular a imaginação, a criatividade, o trabalho em equipe e, além disso, ter maior contato com o universo das artes cênicas. Em Santos, as estruturas e a intervenção teatral contemplaram 281 crianças.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Fábrica de Teatro” tem a produção da Faço Arth, apoio da Vida Flat e com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP) e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:

Escola Municipal “Dr. José da Costa e Silva Sobrinho”  e Unidade Municipal de Educação “Mário de Almeida Alcantara”

Sobre a Brasil Terminal Portuário: Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a Empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do País e, atualmente, possui capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEU. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, além de serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP detém as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela BTP. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.