Conteúdo Patrocinado Teatro

“Reciclando Com As Latas Mágicas” realizou apresentações em Santos (SP)

19/09/2023
Thiago Gomes Fotografia

Projeto aconteceu no município entre os dias 13,14 e 15 de Setembro, e buscou ensinar crianças sobre reciclagem

A peça infantil “Reciclando Com As Latas Mágicas” realizou, entre os dias 13, 14 e 15 de setembro, sete apresentações gratuitas do espetáculo em escolas públicas de Santos (SP), que tinham como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente.

A peça conta a história de Pedrinho, um garoto esperto que adora agir da maneira correta em relação ao meio ambiente. Um dia, ao passar por um lixão, sente muita tristeza com o que vê e vai para casa com aquela imagem na cabeça. Ao se deitar, recebe a visita das Lixeiras Plástricia, Papélida, Metalindo e Vidron, que representam a Coleta Seletiva. Juntos, eles têm a missão de educar a todos sobre como fazer a coleta seletiva e informar quanto tempo cada resíduo reciclável demora para desaparecer da natureza.

Durante a apresentação, foi abordada a importância da reciclagem, o funcionamento da coleta seletiva e os benefícios da separação do lixo para o meio ambiente. O projeto incluiu ainda intérprete de Libras e monitor que auxiliou pessoas que possuíam algum tipo de deficiência. Em Santos (SP), o projeto contemplou 1.347 crianças.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Reciclando com as Latas Mágicas” tem a produção da Clauvi Produções, apoio da Sancell e Incentivar com patrocínio da Brasil Terminal Portuário.  É realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal  União e Reconstrução.

“Apoiar este projeto é fortalecer a relação porto-cidade e acreditar na educação socioambiental como vetor de desenvolvimento e alavancagem de uma comunidade e região. O projeto ensina, de forma lúdica, temas essenciais para que crianças se conscientizem do importante papel que podem exercer na construção de um mundo mais sustentável”, afirma Claudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da BTP.

Instituições que receberam os espetáculo:

Escola Municipal “28 de setembro”, E.M. “Oswaldo Justo” e E.M. “Martins Fontes”

Sobre a Brasil Terminal Portuário: Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a Empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do País e, atualmente, possui capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEU. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da New Panamax Class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, além de serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP detém as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Brasil Terminal Portuário. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.