Significados do Judaísmo

Mashiach e o mundo futuro

28/06/2023
Mashiach e o mundo futuro | Jornal da Orla

A crença em um Mashiach e em uma era messiânica está tão profundamente enraizada na tradição judaica que uma declaração sobre o Mashiach se tornou o mais famoso dos Treze Princípios de Fé de Maimônides: “Ani Mahamin (creio de todo o coração na vinda do Mashiach, e mesmo que ele demore, esperarei por ele em qualquer dia em que vier)”. Nos campos de concentração, é relatado que muitos judeus cantaram o Ani Mahamin enquanto caminhavam para as câmaras de gás.

No entanto, vários judeus, há muito, são céticos em relação às previsões que anunciam a chegada iminente do Mashiach. O sábio do primeiro século, Rabban Yochanan ben Zakkai, disse certa vez: “Se acontecer de você estar segurando uma muda na mão quando lhe disserem que o Mashiach chegou, primeiro plante a muda e depois saia e cumprimente o Mashiach”.

Na oração Shemoneh Esrei (Amidá) durante a semana, que o judeu recita três vezes ao dia, oramos por todos os elementos da vinda do Mashiach: reunião dos exilados; restauração dos tribunais de justiça; um fim da maldade, pecado e heresia; recompensa ao justo; reconstrução de Jerusalém; restauração da linhagem do rei Davi; e restauração do serviço do Templo.

Estudiosos modernos sugerem que o conceito messiânico foi introduzido mais tarde na história do judaísmo, durante a era dos profetas. Eles observam que o conceito messiânico não é explicitamente mencionado em nenhum lugar dos 5 Livros da Torá.

Mesmo assim, a ideia de que um ser humano – o Mashiach – ajudará na redenção do povo judeu tem raízes na Bíblia. No entanto, as fontes judaicas, como regra geral, não focalizaram a atenção nas qualidades pessoais específicas do Mashiach.

O termo “Mashiach” significa literalmente “o ungido” e refere-se à antiga prática de ungir reis com óleo quando eles assumiam o trono. O Mashiach é aquele que será ungido como rei no Fim dos Dias.

A palavra “Mashiach” não significa “salvador”. A noção de um ser inocente, divino ou semidivino que se sacrificará para nos salvar das consequências de nossos próprios pecados é um conceito puramente cristão que não tem base no pensamento judaico. Infelizmente, esse conceito cristão tornou-se tão profundamente arraigado na palavra “Messias”, que essa palavra não pode mais ser usada para se referir ao conceito judaico. A palavra “Mashiach” é a mais própria para o judaísmo.

A crença judaica é de que o reinado do Mashiach está no futuro.

No judaísmo, Mashiach terá diferentes qualidades:
· um descendente masculino do rei judeu David
· ele terá um nascimento humano e pais humanos
· um professor perfeito da lei de Deus
· um grande líder político
· inspirador e um bom juiz
· será capaz de reconstruir o Templo em Jerusalém
· governará sobre a humanidade
· governará com bondade
· será o portador da paz ao mundo
· capaz de unir a humanidade

Os judeus chassídicos tendem a ter uma crença particularmente forte e apaixonada na iminência da vinda do Mashiach e na capacidade de suas ações para acelerar sua chegada, como a piedade, sabedoria e habilidades de liderança dos Mestres chassídicos.

No mundo moderno, o judaísmo, há tempos, suspeita que não haverá um Mashiach individual que realizará a tarefa de aperfeiçoar o mundo. Em vez disso, o judeu liberal fala de um mundo futuro no qual os esforços humanos (Tikun Olam), não um mensageiro enviado por Deus, trarão a era utópica. Esta ideia influenciou muitos judeus não ortodoxos: a atração frequentemente observada dos judeus por causas políticas liberais provavelmente representa uma tentativa secular de inaugurar uma era messiânica.

Ao longo da história judaica, houve muitas pessoas que afirmaram ser o Mashiach, ou cujos seguidores afirmaram ser o Mashiach: Shimeon Bar Kokhba, Shabbatai Tzvi e muitos outros, numerosos demais para citar. Mas todas essas pessoas morreram sem cumprir a missão do Mashiach; portanto, nenhum deles era.

O Mashiach e o Olam Ha-Ba estão no futuro, não no passado.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.