A 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, que celebra o Dia do Patrimônio Histórico (17 de agosto), terá atividades em duas cidades da Baixada Santista, Santos e Cubatão, entre os dias 2 e 4 de agosto. O tema desta edição é “Ferrovias” e tem a intenção de promover o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.
A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Confira a programação da Jornada do Patrimônio
Cubatão
Dia 2/8, das 10h às 17h
Trilhas em trilhos, com Equipe Plataforma
Lúcia Oliver, Mayarah Magalhães e Andrea Doria são multiartistas cubatenses, juntas interpretam as rainhas das serras. A equipe Plataforma traz em seu repertório trilhas que envolvem e caminham sobre os trilhos das ferrovias nostálgicas. Poesias e canções que reverberam no território até a atualidade.
Local: Estação das Artes – Av. 9 de Abril, 2800
Santos
Dia 3/8, às 14h
Cantando e Contando pelos Trilhos, com Coruja em Cena
Dois artistas do grupo Coruja EmCena se unem para uma intervenção teatral inesquecível. Eles trarão à vida a rica história dos trens e das ferrovias no Brasil através de uma abordagem divertida e lúdica. Com músicas envolventes, histórias fascinantes e desafios interativos, o espetáculo promete encantar e educar o público. Eles combinam suas habilidades únicas para criar uma experiência cultural vibrante e educativa.
Local: Complexo Ferroviário de Santos – Largo Marquês de Monte Alegre, s/n° – Valongo.