Comer e beber em Santos

O que fazer em Santos: turismo e lazer

12/09/2018
O que fazer em Santos: turismo e lazer | Jornal da Orla

Santos não é uma cidade grande, mas compensa com todo o seu charme. E, apesar dos moradores conseguirem fazer praticamente tudo a pé, existem muitos lugares para ir e se divertir. Pontos turísticos cheios de histórias, bares, restaurantes, baladas, praia e shoppings. Independentemente do seu estilo, vai encontrar algo que te agrade. Se você está de passagem pela cidade e quer saber o que fazer em Santos, separamos uma lista para te ajudar.

 

Tour Vila Belmiro em Santos

 

Turismo em Santos

O maior município do Litoral Paulista é considerado uma estância balneária. O título veio por cumprir uma série de requisitos determinados em uma Lei Estadual e por isso, recebe uma verba para investir na promoção do turismo regional.

 

Apesar do cartão-postal da cidade ser os 7km de praia. Há muito mais para se ver por aqui.

Emissário Submarino

Todas as pessoas que passam pela cidade caiçara devem conhecer o Emissário Submarino de Santos. É um local que tem atividade para todas as idades, com pista de skate, patins, ciclovias, pista de cooper, playground e gibiteca.

 

Como fica na divisa com a cidade vizinha, São Vicente, quem visita o conhecido “quebra-mar”, pode ter uma visão panorâmica de Santos. Além disso, pode conhecer a famosa escultura de Tomie Ohtake em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa.

 

Tour pela Vila Belmiro

Você pode ser santista ou não, mas uma coisa não dá para negar: a Vila Belmiro é cheia de história. O Memorial das Conquista, localizado no interior do Estádio Urbano Caldeira, reúne troféus, placas, fotos e flâmulas que mostram a trajetória do clube.

 

Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 09h às 19h. Domingo e feriados das 9h às 12h30 e das 13h30 às 19h.

 

Endereço: Rua Princesa Isabel, 77 – Vila Belmiro

Pinacoteca Benedicto Calixto

Esse casarão é o último na orla santista, hoje dominada por prédios. Lá já foi asilo, pensionato e até cortiço. Com a missão de preservar a memória de Benedicto Calixto, o local tem importância história e cultural para o município.

 

Frequentemente acontecem por lá exposições, workshops, apresentações, happy hour musical e mostrar artísticas. Todo o último domingo do mês, o Arte em Família reúne crianças de 5 a 12 anos para atividades educativas com uma contadora de histórias.

 

Quem passar por lá, deve dar uma passada pelo jardim. Lugar lindo e com “aquele cheiro de ar puro”.

 

Além disso, o Bistrô Calixto abre de terça a domingo e funciona das 9h às 23h.

 

Endereço:  Avenida Bartolomeu de Gusmão nº 15

Passeio de Bonde

O Centro Histórico deve ser visitado por qualquer turista. É lá onde ficam a maioria dos pontos turísticos. A dica para conhecer a maioria é fazendo o passeio de bonde. São 50 minutos de passeio e a rota de 5km passa por todos os pontos de interesse e atrações.

 

Se depois do passeio, você quiser parar em algum específico, consegue ir andando. Afinal, assim como em toda a cidade, tudo é muito perto.

Monte Serrat

Com 147 metros acima do nível do mar, o Monte Serrat é um dos pontos mais altos de Santos. O acesso ao morro pode ser feito de duas maneiras: através do bondinho ou subindo os mais de 400 degraus até o topo.

 

É um lugar religioso muito usado para cumprimento de promessas. Lá também está localizada a capela da Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade.

Igrejas

Mesmo que você não seja religioso, as Igrejas devem estar na sua lista de o que fazer em Santos. Além de serem opções gratuitas, podem ser admiradas pela arquitetura impressionante das construções da época de Brasil Colônia e pelas obras sacras.

 

Bares e Restaurantes em Santos

O que fazer em Santos

Além dos pontos turísticos, ainda há muito o que fazer em Santos. Se você quer se divertir, relaxar ou apenas curtir uma comida gostosa, confira essas dicas:

Shoppings

No total, são quatro shoppings localizados em Santos. Cada um tem sua característica. O Shopping Parque Balneário, por exemplo, é o mais antigo de todos. Sua estrutura é simples, com apenas dois andares de loja e um terceiro piso com ótima praça de alimentação.

 

O Miramar Shopping tem 118 lojas, praça de alimentação variada e com rede de fast-food, além de três salas de cinema. O Pátio Iporanga segue o mesmo esquema, porém com quatro salas de cinema.

 

Já o Praiamar Shopping é o maior de todos eles. Lá é possível encontrar de tudo. Cinema, salão de beleza, loja de eletrônicos e lojas diferentes e únicas.

Bares

Não existe nada melhor do que sentar depois de um dia cansativo e tomar uma “breja”, certo? Alguns bares em Santos oferecem preços incríveis e contam com um ambiente super agradável.

 

Anote esses nomes e vá quando estiver na cidade: Australiano Bar, House, Baraçai, Bar Heinz, Bar do Toninho e Ao Chopp do Gonzaga.

Restaurantes

Se você está procurando o que fazer em Santos, comer deve ser uma das prioridades nessa lista. E cá entre nós, dá gosto de ir em um bom restaurante.

 

Bateu a vontade de comida japonesa? O Haru e o Kyuurai são conhecidos pelo festival bem servido e variado. Caso queira comer churrasco, opte pelo Tertúlia ou o Costelão. Mas se seu negócio for pizza, vá até a Big Pizza ou a Van Gogh.

 

E para os fãs de Masterchef: o restaurante Madê Cozinha Autoral pertence ao Dário, participante da primeira temporada do reality da Band.

 

Além disso, você também pode comer nos restaurantes mais tradicionais.

FeirArt

Lá você vai encontrar comidas deliciosas, artesanatos, pinturas, bijuterias. As conhecidas “feirinhas hippie” acontecem aos sábados e aos domingos. No sábado, no calçadão da orla, na altura da Conselheiro Nébias. No domingo, na praça do Sesc. As atividades começaram às 16h.

Cine Arte Posto 4

Os fãs da 7ª arte vão enlouquecer com esse lugar! É uma sala de cinema, onde só são exibidos filmes independentes. As sessões comportam 48 pessoas e costumam acontecer 16h, 18h e 21h. O valor da entrada é de R$ 3,00.

 

Para saber sobre a programação, fique de olho no site da Prefeitura.