Dia das mães

Ironmãe concilia família, trabalho e ultra competições

06/05/2022
Ironmãe concilia família, trabalho e ultra competições | Jornal da Orla

Ser mãe é uma tarefa difícil, muitas vezes elas têm que aguentar as barras mais pesadas para ver os filhos sorrirem. Rosecler Costa (44), conhecida como Ironmãe, é mãe de dois filhos, Marcela (14) e Rogério (12), e triatleta. Conciliando a vida de atleta de alto rendimento com trabalho, marido e filhos, ela participa de ultra competições e já competiu três vezes no campeonato mundial de Ironman, no Havaí e participou do Ultraman Flórida, em fevereiro deste ano.

“Eles são minha equipe multidisciplinar, se eles não aceitassem que eu fosse atleta, nada disso aconteceria. Eu busco conciliar minha vida em blocos, tem a hora de treinar, a hora de trabalhar e a hora de estar com minha família. Nos períodos de competição meus filhos entendem que vou estar ausente em alguns eventos, por exemplo, mas depois nós compensamos com viagens, passeios e tudo o que tiver direito”, explica Rosecler.

A Ironmãe enfatiza que o esporte é importante na relação dela com os filhos, principalmente como forma de exemplificar as situações da vida. “Muitos valores do esporte eu passo para eles, a determinação, de que as coisas na vida não são fáceis e que se eles querem um bom resultado na escola, passar de ano, tirar notas boas, precisam estudar, ter disciplina”, conta.

Mas, assim como todas as mães, não é fácil ser Ironmãe. Rosecler afirma que é uma tarefa árdua ter que conciliar todas as coisas, mas que, no fim, é muito gratificante. “Eu consigo mostrar para outras mulheres que nós somos capazes de conquistar nossos sonhos. Eu considero que qualquer mulher que consiga fazer isso é uma Ironmãe”, afirma a atleta.

Apesar da rotina pesada e cansativa, Rosecler conta sempre com o apoio da família. O marido e os filhos a acompanharam durante o Ultraman Florida, um triatlo de três dias onde o atleta nada um total de 10km, pedala 421km e corre 84km. A prova exige um carro de apoio ao atleta com equipe e a equipe dela foi a própria família.

“Lá eles puderam viver tudo o que eu contava para eles. As adversidades, fome, sono, chuva, mau-humor… eu tenho certeza que foi uma lição de vida para eles”, atesta.
Além disso, Rosecler também está envolvida na organização de eventos. Buscando incentivar a pratica esportiva entre as mulheres os coletivos IronMãe e Se Liga, em pareceria com a Prefeitura de Santos e o Instituto De Rosis realizarão o 1º Festival De Rosis de Triathlon Feminino, no próximo domingo no Instituto de Rosis (Praça Primeiro de Maio s/nº, Ponta da Praia).