Dia das mães Especiais

Conselhos para as mães do futuro

12/05/2023
Conselhos para as mães do futuro | Jornal da Orla

Ser mãe nunca foi fácil. Mas a impressão que se tem é que os dias de hoje são muito mais desafiadores do que eram antigamente para quem tem a tarefa de gerar, parir, criar e educar um ser, que é quase como um livro em branco.

São tantos estímulos, informações, desinformações e a tecnologia, cada vez mais impossível de acompanhar, – somados a um mundo intolerante, inseguro e violento, até mesmo (quem imaginaria?), nas escolas.

Decidimos ouvir as especialistas no assunto sobre quais conselhos elas dão para as mulheres que experienciarão a maternidade um dia. Ao que tudo indica, também não será fácil ser mãe no futuro…

Manuelly Cardoso, mãe do Joaquim

“O melhor conselho que posso dar às futuras mães é: estudem! Sobre gestação, parto, pós-parto, amamentação, introdução alimentar, sono e rotina. Consumam de forma saudável esses conhecimentos que só tendem a facilitar nossa vida como mãe. Compartilhe o aprendizado com seu parceiro e a rede de apoio. Mas lembre-se de sempre olhar o seu bebê como único. Respeite o tempo dele que não cabe em tabelas, dê o colo que precisa, esteja presente e aproveite todos os momentos, pois eles passam rápido demais”.

Iasmin Siqueira, mãe da Clarice e do Davi

“A minha mensagem para as mães do futuro é que elas nunca deixem de perder cada minutinho com seus filhos. Embora cada uma tenha sua responsabilidade do dia a dia, seja trabalhando ou estando em casa. A gente fica atarefada com muita coisa e acaba se esquecendo dos momentos principais com os filhos, momentos de aconchego, de carinho, de estar junto e acompanhar o crescimento. É muito importante, porque é uma fase que passa muito rápido. Meu conselho é que elas estejam presentes em cada detalhezinho e aproveite bastante, porque a vida é um sopro”.

Cristiane Valdez, mãe da Luna

“O conselho que dou as mães do futuro é que realmente cumpram o papel de mãe, verdadeiramente estando presentes nas vidas de seus filhos, dando atenção, amor, carinho, participando de cada momento e etapa de suas vidas. Sendo na fase escolar, interagindo com a escola, com amigos, pois hoje estamos vendo o reflexo da falta de mães nas vidas de seus filhos, tantas tragédias acontecendo. Desejo, do fundo do meu coração, que nós, mães, sejamos melhores a cada dia. Feliz Dia das Mães”.

Carla Nascimento, mãe do Carlos Eduardo

“Espero que as mães do futuro sejam aquelas que tenham habilidades emocionais, financeiras e tecnológicas bem desenvolvidas. Aconselho que elas estejam preparadas e programadas para educar seus filhos em um mundo em constante mudança, que exige flexibilidade e adaptabilidade aos novos cenários. Além disso, os filhos precisarão de mães solidárias, sem comprometer sua individualidade e liberdade, respeitando sempre as necessidades e desejos de seus filhos. A base são os pilares do homem para um adulto responsável e consciente”.

Gabriela Nebot, mãe da Pietra e do Kauê

“Sem dúvida, os desafios são inúmeros e, no mundo em que vivemos, a responsabilidade de assumir a maternidade redobra sabendo que o futuro do “grande amor da nossa vida” está em nossas mãos. É um período onde nós, mulheres, passamos por uma evolução corporal, emocional e espiritual, que nos capacita em todos os sentidos. Para as mamães do futuro uma dica valiosa: vida de mãe é feita de erros e acertos. Ser mãe não é ser perfeita e nem ser obrigada a saber de tudo e, sim, estar disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente, crescer com os filhos e por eles, a cada passo do caminho”.

Thaís Vieira, mãe do Matheus, Vinícius e da Alícia

“Tudo passa muito rápido. Parece uma eternidade, seja no começo da maternidade, das descobertas. Quando nasce um filho, nasce uma mãe. Porque não existe aquilo que a gente ouvia antigamente “criei meus filhos todos iguais”. Não tem como criar os filhos todos iguais, porque pessoas não são iguais. Cada uma tem um jeito certo de maternar. Quando se tem vontade de acertar e amor, cada mãe escolhe o que é mais conveniente para a sua criação. Um conselho que serve muito para as mães jovens, as que se tornarão mães e as que já são há muito tempo: mãe, você não está sempre certa”.

Conceição Soares, mãe do Gabriel e do Bruno

“O conselho que eu daria para as mães do futuro é que elas protejam mais, olhem mais para os filhos. Ainda mais nesse mundo atual, de internet. Às vezes, os filhos ficam isolados e as mães não sabem. Acham que eles estão fazendo uma coisa e eles não estão. Então, tem que ter muito cuidado. Isso é o principal”.

LEIA TAMBÉM

Dia das Mães:10 Filmes para assistir com sua mãe