Significados do Judaísmo

Hamas e o dia mais infame

10/10/2023
Hamas e o dia mais infame | Jornal da Orla

Um terrorista armado arrasta uma mãe aterrorizada, segurando seus dois bebês. Ele grita para ela andar. Outros terroristas levam uma senhora idosa pelas ruas do coração de Gaza. Um bandido segurando uma AK47 agarra um menino de nove anos. Crianças, idosos, mulheres e meninas. Todos cruelmente assassinados ou sequestrados por feras humanas.

As fotos do massacre, coloridas – e não em preto e branco, se espalharam rapidamente nos grupos de WhatsApp, antes mesmo de serem impressas. São intoleráveis e foram tiradas em Israel em 2023, e não no Gueto de Varsóvia sob ocupação nazi em 1940.

Em 07 de Outubro de 2023, um grande inimigo de Israel, o Hamas, lançou um ataque impressionante num dia marcado pela convergência do Shabat e do feriado de Simchat Torá (um dos dias mais comemorativos do calendário judaico). Ao contrário de 1973, na Guerra de Yom Kippur, este ataque foi dirigido contra civis, bem como contra militares, e os resultados foram devastadores. O número de mortos no massacre aumenta a cada hora.

Mais de 5 mil foguetes foram lançados contra Israel, atingindo desde o sul do país até o centro metropolitano de Tel Aviv. O mais chocante é que os militantes do Hamas ultrapassaram facilmente as defesas israelitas, invadindo bases militares e 22 comunidades perto da fronteira de Gaza; eles foram de porta em porta à procura de judeus para assassinar ou sequestrar na Faixa de Gaza. Todo judeu israelense e muitos judeus na diáspora conhecem alguém que foi vítima desta carnificina.

Em resposta, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou guerra ao Hamas e lançou ataques aéreos em Gaza. No primeiro dia de represálias, cerca de 400 palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Nas próximas semanas, os militares israelenses certamente retaliarão e matarão mais centenas de militantes. Um analista da política e da segurança do Médio Oriente acredita que milhares de pessoas de ambos os lados sofrerão. Mas quando a fumaça baixar, apenas os interesses de um país terão sido alcançados: o Irã.

Haverá apenas um vencedor na guerra que eclodiu entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas. E não é Israel nem o Hamas.

Alguns analistas já sugerem que as impressões digitais de Teerã podem ser vistas no ataque surpresa a Israel. No mínimo, os líderes do Irã reagiram ao ataque com encorajamento e apoio.

Afinal, para os líderes do Irã, Israel e os Estados Unidos representam a imoralidade, a injustiça e a maior ameaça à sociedade muçulmana e à segurança iraniana.

Desde o início da década de 1980, o Irã tem mantido apoio a grupos e operações militantes anti-israelenses. A República Islâmica se comprometeu publicamente com milhões de dólares de apoio anual a grupos e fornece formação militar avançada a milhares de combatentes palestinos nas bases da Guarda Revolucionária e do Hezbollah no Irã e no Líbano.

O Irã gere uma sofisticada rede de contrabando para canalizar armas para Gaza, desafiando o bloqueio israelense.

Através da Guarda Revolucionária e do Hezbollah, o Irã encorajou e permitiu a violência da Jihad Islâmica Palestina e do Hamas, e estes combatentes palestinos representam agora um elemento crucial naquilo que os analistas de relações exteriores chamam de “Eixo de Resistência” do Irã contra Israel.

Os líderes do Irã saudaram os ataques, cujo timing funciona incidentalmente a favor do Irã e contribui para a batalha regional da república islâmica pela influência na região.

Qualquer guerra prolongada entre Israel e Hamas pode congelar ou cancelar o acordo de normalização proposto entre a Arábia Saudita e Israel. E se for verificado que o Irã encorajou o ataque do Hamas para pôr fim ao acordo israelense-saudita, isso poderá aumentar as tensões entre Israel e o Irã e também entre a Arábia Saudita e o Irã. Este é um momento incrivelmente perigoso em várias frentes.

Esse acordo EUA-Arábia Saudita-Israel também poderia um terremoto diplomático ao forjar uma aliança entre o Estado judeu e os estados liderados pelos sunitas do Golfo Pérsico, e consequentemente, contra o Irã. Ao todo, poderá ser uma das maiores mudanças nas placas tectônicas da região em 75 anos.

Na sequência deste ataque do Hamas, esse acordo está agora congelado, uma vez que os sauditas têm de se ligar mais estreitamente do que nunca aos interesses palestinos, e não apenas aos seus próprios.

Se os recentes ataques do Hamas levarem Israel, em resposta a reduzir a Faixa de Gaza a escombros, a Arábia Saudita terá dificuldade em concordar com qualquer tratado.

Por enquanto, “este é o ataque terrorista mais grave da história de Israel”, segundo Eyal Hulata, antigo conselheiro de segurança nacional. Seja um ataque ou uma pseudo-operação militar, o Hamas não faz distinção entre os dois. Seus homens causaram uma carnificina sem distinguir entre alvos civis e militares: pelo menos 900 israelenses foram mortos e mais de 2.400 feridos.

Um terrorista filmou-se no Facebook usando o telefone de uma mulher israelense enquanto a mantinha como refém em sua casa, juntamente com a sua família. Outro filmou veículos blindados e troféus apreendidos em uma base militar israelense que parecia parcialmente deserta. Um a um, os carros regressaram triunfalmente a Gaza, através da “cerca de segurança” de alta tecnologia.

Devemos realmente revidar esta carnificina com toda a nossa capacidade, mas não sejamos ingênuos de pensar que este ataque é apenas um ataque. Ainda veremos mais, muito mais.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço

Tags: