O Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, consolidado no calendário oficial da cidade desde 2012, retorna em 2024 com uma programação diversa e focada na promoção de reflexões sobre o momento atual da cultura na região e no país. O evento, realizado pelo Instituto CineZen Cultural, coordenado pelos produtores André e Paula Azenha, ocorrerá entre os dias 16 e 18 de setembro na Universidade Católica de Santos (UniSantos, Av. Conselheiro Nébias, 300). O tema desta edição é “Cultura em Transformação: Criatividade na Construção do Futuro”.
Uma Década de Reflexões Culturais
O Culturalmente Santista, que surgiu como um site que publicava entrevistas biográficas com artistas e produtores culturais do município, celebra mais de uma década de atividades e visa reunir artistas, produtores, gestores e o público em geral para discutir as tendências, desafios e oportunidades na cena cultural brasileira. Desde sua criação, o fórum tem servido como um espaço de diálogo, promovendo a inclusão e diversidade no cenário cultural da Baixada Santista.
Este ano, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, além de emendas parlamentares das vereadoras Débora Camilo e Telma de Souza, e do vereador Benedito Furtado. A Universidade Católica de Santos também apoia o evento cedendo seu espaço.
Programação 2024
A programação deste ano, que é inteiramente gratuita, terá sua abertura na segunda-feira, 16 de setembro, às 17h30, com um tributo aos shows que marcaram a cidade de Santos na década de 1980. O músico Ricardo Alarcon se apresentará tocando sucessos de bandas icônicas como Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, entre outros. Esses artistas deixaram sua marca na cidade, e a apresentação promete reviver esses momentos históricos.
Representação LGBTQIAPN+ no Audiovisual
Às 20h, o evento segue com uma palestra de destaque sobre a representação LGBTQIAPN+ no audiovisual brasileiro, ministrada por Helena Vieira, uma das principais especialistas sobre o tema no país. A discussão abordará a evolução e os desafios enfrentados na construção de uma representatividade mais inclusiva nas telas.
Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na USP e Humanidades na Unilab. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu, Cadernos Globo, Revista Cult e Blog Agora É que São Elas da Folha de São Paulo. Em 2017 foi consultora na novela a Força do Querer da Rede Globo. Foi Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atuando com Direitos Humanos, LGBTs, Saúde Mental, Idosos e Prevenção de Homicídios.
Helena atuou como consultora de diversidade em diversas empresas como SaferNet, Diageo (Ypioca), Rede Globo e etc. Além de consultorias em roteiros de filmes e séries, observando aspectos relativos à diversidade. Atualmente é colunista da Harper’s Bazaar Brasil e colaboradora da Revista Cult.
Debates e Reflexões
Nos dias seguintes, 17 e 18 de setembro, a programação continua com uma série de debates, painéis e palestras, abordando temas cruciais para o desenvolvimento cultural. No dia 17, as atividades incluirão discussões sobre o ensino da arte e os caminhos da comunicação, fundamentais para a formação de uma sociedade mais crítica e engajada.
Confira a programação completa:
16.09 – segunda – abertura
18h – Apresentação musical “A Santos dos anos 80: flashback dos shows históricos “, com Ricardo Alarcon e banda – seria no térreo
20h – Bate-papo com Helena Vieira (pesquisadora, transfeminista e escritora) sobre a representação LGBTQIAPN+ no audiovisual brasileiro. Consultora sobre representação LGBTQIAPN+ da Rede Globo e diversos projetos audiovisuais + homenagem ao professor Alexandre Valença Alves Barbosa, pela contribuição à cultura santista.
17.09 – Terça
10h – O Ensino da Arte com Waldemar Lopes (artista plástico e crítico de cinema), Marcia Okida (designer e professora) e Ondina Clais (atriz, com trabalhos no cinema, televisão e streaming)
15h – Exibição do filme Salga – Uma experiência gastronômica litorânea, seguido de bate-papo com a diretora Cibele Appes e a produtora Isis Appes.
19h30 – Bate-papo Cultura Como Ferramenta de inclusão com Renato DiRenzo (ONG TamTam) e José Virgílio (Arte no Dique).
18.09 – Quarta
10h – Bate-papo Da herança cultural ao empreendedorismo: a trajetória da família Bakhos e o Beduíno Restaurante, com Paulo Bakhos
15h – A promoção cultural, social e educacional do Sesc com Simone Avancini (gerente geral do Sesc Santos)
19h30 – Bate-papo com a Secretária de Cultura de Santos Conceição Calixto