Tu View

Esqueça do chefe, mas lembre do salário

26/04/2022
Esqueça do chefe, mas lembre do salário | Jornal da Orla

Matheus Pereira

Quem nunca sonhou em sair do trabalho e, simplesmente, “apagar” todos os pepinos acumulados ao longo do dia, permitindo uma volta para casa bem mais tranquila? Como se, num passe de mágica, você esquecesse tudo quando passa pela porta de saída do escritório e só lembrasse que já é hora de voltar para casa. Essa é a premissa da série Severance (Ruptura, na versão em português).

Primorosamente dirigida por Ben Stiller, a série da AppleTV+ é uma verdadeira surpresa. Não apenas por sua premissa bastante interessante, mas, também, pela união segura e envolvente entre o humor e a ficção científica. Na trama, os funcionários de uma empresa aceitam a proposta de dividir suas mentes, de modo que passem a coexistir duas versões de si mesmos: o interno (funcionário) e o externo (pessoa fora do escritório). A partir disso, a história se desenvolve trazendo, além dos elementos da própria trama sci-fi, muitas questões filosóficas e existenciais a respeito de vários conceitos aparentemente simples, mas que se tornam muito mais escancarados quando postos nessa realidade dividida, rompida.

Além do entretenimento muito bom que traz, Severance consegue avançar e forçar um verdadeiro desconforto sobre muitas ideias que já passaram pela nossa cabeça, a respeito do tempo, perspectiva da própria vida e até mesmo sobre destino. É difícil comentar certas coisas sem adentrar a tão temida zona de spoilers, mas deixo aqui o meu apelo: Não maratone essa série! Deguste cada episódio em seu momento. Divirta-se com o bom humor dela e fique grudado no sofá com a trama envolvente que ela traz. Sobretudo, leia as entrelinhas de cada metáfora e detalhes escondidos na história, garanto que será um mergulho interessante sobre você mesmo e sua própria existência. Faça o exercício da Ruptura.

Matheus Pereira é vocalista da Autêntica, compositor de letras e músicas. Sempre esquece, mas também é jornalista. 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.