Sala de Ideias

Dieta sem glúten, por que?

24/04/2023
Depositphotos

Bruna Medeiros

Muito se fala na dieta sem glúten, e fica aí o questionamento, quem realmente precisa seguir essa restrição?

O glúten nada mais é do que uma proteína naturalmente presente em cereais, como no trigo, centeio, cevada e malte, esse nutriente não causa nenhum malefício a pessoas saudáveis, já em pessoas que tenham o diagnóstico realizado pelo médico de uma doença denominada “doença celíaca”, o glúten ocasiona um processo inflamatório no intestino levando a atrofia de suas vilosidades prejudicando o processo de absorção e gerando diversas manifestações clínicas. No entanto, outras pessoas optam por seguir uma dieta sem glúten por razões de emagrecimento.

Embora seja verdade que algumas pessoas experimentam perda de peso quando eliminam o glúten de sua dieta, isso geralmente não é devido à exclusão do glúten em si, a questão aqui é que essa proteína está presente em alimentos com alta densidade energética (como por exemplo o macarrão e o pão) e que se consumidos em grande quantidade podem levar a um balanço energético positivo.

Além disso, quando as pessoas eliminam alimentos que contêm glúten, como pães, massas e produtos de panificação, muitas vezes substituem esses alimentos por opções mais saudáveis, como frutas, legumes e grãos sem glúten, como arroz e quinoa.

Então o glúten não é o vilão, e sim a proporção em que as pessoas ingerem alimentos que contém essa proteína. Portanto, se você está procurando perder peso, simplesmente eliminar o glúten de sua dieta não é necessariamente a melhor opção. Você pode comer alimentos com glúten, basta seguir uma rotina alimentar variada e equilibrada.

*Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.