Saúde e Beleza

Como suspeitar de câncer de pele?

31/01/2022
Freepik

Toda lesão de pele pode ser considerada suspeita de câncer de pele se apresentar critérios de modificação, seja na sua cor, tamanho e aumento do diâmetro. Um alerta para as lesões que sangram e para as pequenas feridas que não cicatrizam.
Os dermatologistas usam uma metodologia conhecida como a regra do ABCDE para reconhecer as manifestações do melanoma que é considerado o câncer de pele mais grave e essa técnica avalia cada lesão olhando as seguintes características:
A – Assimetria
B – Borda (bordas irregulares)
C – Cor (tons de preto escuro, várias colorações)
D – Diâmetro (maior que 6 milímetros)
E – Evolução (mudança de tamanho, forma e cor)
Em qualquer caso de lesão suspeita de câncer de pele deve sempre procurar a consulta com o dermatologista. Durante a avaliação, o especialista, pode fazer a análise mais apurada da lesão suspeita com o auxílio do dermatoscópio que amplia o tamanho da lesão, ajudando a identificar estruturas iniciais de câncer de pele na superfície da pele. Dermatoscopia digital com mapeamento corporal pode ser necessário em alguns casos.
Fiquem atentos! Tirem fotos com foco das lesões suspeitas para acompanhamento e acompanhem junto com o seu médico dermatologista

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.

 

LEIA MAIS DA COLUNISTA: 

Fitofotodermatose