Saúde e Beleza

Fitofotodermatose

24/01/2022
Freepik

“Mancha causada pelo limão”

Durante o verão escutamos falar mais sobre as temidas manchas causadas pelo limão.

Trata-se de uma reação chamada fitofotodermatose fototóxica, que ocorre na associação da exposição com o contato na pele de determinadas substâncias, chamadas de furocumamarínicos (psoralênicos).

Essas substâncias estão presentes em algumas frutas e vegetais que ao serem absorvidas pela pele captam uma quantidade maior de radiação solar, provocando inflamação no local e entre 24 e 48 horas após o contato surge manchas inicialmente avermelhadas como uma queimadura, podendo arder, coçar e em alguns casos a reação pode ser mais intensa causando até bolhas e posteriormente as manchas ficam escuras, acastanhadas que podem demorar semanas ou meses para desaparecer. Os locais mais frequentes de surgir são no dorso das mãos, colo e lábios.

As principais frutas cítricas envolvidas são o limão em particular da variedade taiti, lima da pérsia, laranja, lima, tangerina, bergamota, mexerica, morango, manga, caju, figo, figo verde. Os vegetais que podem levar a este quadro são a salsinha, arnica, hibisco, arruda, aipo, nabo, coentro, erva-doce, canela, cenoura e a planta mamica de cadela (usada no tratamento do vitiligo). Cosméticos, perfumes, e algumas medicações orais, também podem provocar a fitofotodermatose.

O tratamento é tópico com aplicação de medicamentos nas áreas acometidas. Lembrar que a hidratação com produtos adequados ajuda muito na recuperação. É fundamental o uso do protetor solar.

As dermatites por frutos, vegetais, sementes e raízes são comuns, por isso a prevenção se faz necessária, devemos seguir as seguintes orientações:

  • Se exposto ao sol deve se evitar mexer e consumir frutas cítricas, picolés cítricos, caipirinha, limonada, sucos de frutas e usar perfumes.
  • Se manipular alguma destas frutas, lave bem as mãos (não só as pontas dos dedos) e em torno da boca logo após o consumo.
  • Procure consulta médica na suspeita para o diagnóstico e tratamento correto.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.