Sala de Ideias

Como se manter motivado(a) com a sua rotina de exercícios?

08/05/2023
Depositphotos

Marielle Batista da Silveira Araujo

Às vezes, há uma boa razão para não se conseguir se exercitar, afinal o dia a dia pode ser uma loucura. Há dias que ficamos distraídos, outros dias desmotivados, às vezes, frustrados e constantemente nos sentimos cansados! Com isso, acabamos criando barreiras – quer seja falta de tempo, de ânimo, de dinheiro, de local. Estas razões são válidas.

No entanto, assim que entendemos a importância do exercício físico nas nossas vidas (não só em relação a gasto energético, mas também pensando em saúde mental), aceitamos que precisamos nos adaptar.

Hoje quero te dizer que é possível vencer todos esses obstáculos e encontrar uma (ou várias) maneiras de se adaptar e de encaixar o exercício físico na sua rotina, você só precisa descobrir como PRIORIZAR isso!

Seja em uma academia, na rua, na praia, ou no conforto da sua própria casa. Segue abaixo alguns obstáculos comuns que pode estar te impedindo de treinar e como ultrapassá-los!

1) “Não tenho tempo”: Se o problema é o tempo disponível, vamos pensar um pouquinho… Quanto tempo você passa no celular? Ou nas redes sociais? Você sabia que segundo dados recentes, uma pessoa gasta em média 2 horas e 24 minutos por dia no celular? E se você pegasse 10-15 minutos disso para se exercitar? Existe um treino chamado “TABATA” – que é um tipo de exercício de alta intensidade feito em até 16 minutos! Minutos que você pode estar gastando rolando no Instagram, por exemplo. E adivinhe? Ele pode ser feito em casa!!

2) “É possível treinar em casa?”: Esse é outro tópico importante…Fazer exercícios físicos em casa é muito mais simples do que você imagina! Você não precisa ter equipamentos e nem gastar dinheiro, em casa você pode fazer os mais diversos tipos de atividades, como abdominais, agachamento, levantamento de peso, pular corda e muitos outros.

3) “Metas e expectativas realistas:” Estabeleça metas e expectativas realistas para a vida que você vive! É comum definimos metas irrealistas como “ir à academia 6 dias por semana”, mas muitas vezes não temos um plano para atingir tais metas. Em vez disso, se você atualmente vai à academia alguns dias por mês, que tal definir uma meta de 2 a 3 dias por semana? Depois de construir uma constância em cima dessa meta, você pode começar a definir metas maiores!

4) “Faça algo que você goste”: O exercício deve ser algo prazeroso! Você prefere dançar para se exercitar? Ótimo! Faça isso! Você prefere correr enquanto ouve música? Perfeito também! Tem vontade de se aventurar no crossfit? Inscreva-se! Se você está fazendo do exercício físico uma tarefa árdua, continue experimentando diversas modalidades até descobrir o que faz você se sentir bem e querer praticar mais! Há algo para todos!! Que tal fazer algumas aulas experimentais por aí?

5) “Só coloca a roupa e vai…”: Eu tenho certeza de que você já teve vários dias os quais não quis treinar, mas depois que foi, ficou feliz por ter ido! Apenas indo, você já venceu metade da “batalha” contra a preguiça! Coloque um alarme, troque de roupa e vá… Uma vez lá, é quase certo que você aproveite o treino!!

Coloque essas estratégias em prática e se mantenha motivado(a) com uma rotina de exercícios que encaixe na sua vida!

*Marielle Batista da Silveira Araujo – CRN3: 7325-3. Nutricionista.

LEIA TAMBÉM

De nada adianta apenas seu “shot da imunidade”

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.