Sala de Ideias

Hábitos fazem diferença mais que suplementos

11/09/2022
Pixabay

Marielle Araujo

Se você é um atleta experiente ou está apenas começando, provavelmente já ouviu alguém falar que é preciso adicionar vários suplementos à sua dieta e rotina de exercícios. Atualmente, existem centenas de suplementos diferentes disponíveis no mercado, mas, você sabe quais comprovadamente melhoram o desempenho esportivo? 

Embora os suplementos nunca devam substituir uma dieta equilibrada, pode haver situações em que, quando usados adequadamente, eles podem ser opções interessantes para complementar (não substituir) uma dieta de boa qualidade e, consequentemente, melhorar mesmo que de forma sútil, o desempenho esportivo  – É o caso, por exemplo, de atletas de alto rendimento.

Mas, será que praticantes de exercícios físicos precisam de suplementos para melhorar o desempenho?

O uso e a escolha de suplementos diferem para cada pessoa. Porém, saiba que, usá-los isoladamente não fará muita diferença em relação ao seu desempenho se você não seguir hábitos para apoiá-lo; incluindo qualidade da dieta, sono adequado, treinamento, recuperação, hidratação, saúde mental etc. Lembre-se: Os suplementos podem contribuir para o desempenho esportivo apenas quando adicionados e, não substituem uma rotina saudável!

Considerando os suplementos que podem fazer parte da vida de um atleta, temos 2 tipos:  os que podem entrar em um planejamento apenas para facilitar a rotina do atleta e os ergogênicos. Os primeiros, são os suplementos que podem substituir alimentos, fornecendo nutrientes e calorias de uma maneira mais prática e rápida. São usados com frequência em atletas que necessitam de ingestão energética muito alta, apresentam dificuldades de comer grandes volumes de comida e, também para momentos de treinos e competições em que o ambiente pode fazer com que os alimentos estraguem.

O segundo tipo são os que efetivamente melhoram o desempenho, mesmo que sutilmente. Os principais deles são os suplementos com carboidratos de alto índice glicêmico (sim, os tão temidos carboidratos são os queridinhos da nutrição esportiva), que de uma forma muito simples, melhoram o desempenho e retardam a fadiga. Outros suplementos que podem trazer algum benefício são: creatina, bicarbonato de sódio, beta alanina e cafeína. Todos com efeitos sutis e com possíveis efeitos colaterais.

Poderíamos fazer uma lista imensa com outros que não trazem qualquer benefício ou, podem até ser prejudiciais. Portanto, antes de considerar comprar, usar e possivelmente se arrepender, procure um profissional para obter orientações e recomendações seguras de suplementos que podem ter potencial em seu esporte.

 

foto nutricionista

Marielle Araujo – nutricionista

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.