Sala de Ideias

Chocolate e exagero

23/10/2023
Freepik

Marielle Araujo

O chocolate é um alimento um pouco controverso – muitas pessoas acreditam erroneamente que ele é a única causa do ganho de gordura e muitas vezes tentam eliminá-lo para sempre da vida (e claramente, não conseguem). Embora seja uma delícia, é fato que o chocolate não deve ser consumido de forma exagerada. Isso porque quando consumido em excesso, ele pode ser prejudicial à saúde, levar ao ganho de peso, e consequentemente pode aumentar o risco de algumas doenças.
Sim, eu sei que é difícil ficar satisfeito com um pedaço pequeno de chocolate quando temos uma barra inteira na nossa frente, mas quando cedemos ao exagero (e várias vezes por semana), o chocolate ao invés de oferecer energia adequada para o corpo, pode ocasionar problemas digestivos como diarreia, náuseas e refluxo, como também dores de cabeça, oscilação de humor e compensações alimentares.
Além disso, como o chocolate é um alimento calórico que contém normalmente uma grande quantidade de gordura e açúcar, a ingestão excessiva pode acelerar o ganho de peso e alterar o funcionamento da insulina (hormônio que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia) no corpo. Uma das consequências disso pode ser a tão temida diabetes, doença que ocorre quando há elevação de glicose no sangue. Por tanto, a longo prazo, comer grandes quantidades de chocolate todos os dias, pode trazer problemas metabólicos sérios e que podem ser agravados ou não conforme outras características da sua alimentação e do seu estilo de vida.
A boa notícia é que você pode incluir o chocolate como parte de uma alimentação saudável mesmo se estiver tentando atingir alguma meta, seja ela de emagrecimento, ganho de massa muscular ou simplesmente melhora da qualidade de vida! Como? Procure não exagerar na quantidade e frequência de consumo e foque também em outros aspectos importantes que se relacionam com os objetivos que você deseja alcançar – tais como uma alimentação variada e de qualidade, a prática regular de atividade física e uma saúde física e mental em dia!!
Com tudo isso ajustado, se você gosta muito de chocolate, aprecie sem excesso e sem culpa, em vez de ficar alternando entre tentar evitar completamente e depois exagerar. Lembre-se que a saída para aproveitar um chocolatinho todos os dias e não comprometer a saúde, é sempre a moderação!

Marielle Batista da Silveira Araujo – CRN3: 7325-3

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.