Significados do Judaísmo

Bar/Bat Mitzvá – O processo da formação da identidade judaica

05/07/2023
Bar/Bat Mitzvá – O processo da formação da identidade judaica | Jornal da Orla

Sabemos que desde os templos bíblicos a educação é a fonte motriz do judaísmo. Na Torá já constava o mandamento de “vehigadetá le binchá” – “e contarás ao teu filho” para as próximas gerações.

Depois, surgiu o bar-mitzvá, quando, então, o pai conduzia seu filho de treze anos ao local sagrado, para que o sacerdote lhe impetrasse a bênção e lhe desse conselhos morais. Isto já era uma forma de educação judaica.

Esse conceito pedagógico Judaico mostra que o bat/bar mitzvá tem uma importância enorme no processo da formação da identidade judaica, pois é a forma de consagrar a continuidade de nossa cultura e tradição dentro de um mundo globalizado que oferece muitas diversidades, identidades e culturas diferentes.

Bar e bat mitzvá significam, literalmente, “filho e filha do mandamento”. Bat mitzvá é hebraico, enquanto bar mitzvá, historicamente uma cerimônia muito anterior, é aramaico. A palavra bar é o equivalente aramaico do hebraico ben (filho de). Embora bar e bat mitzvá sejam frequentemente usados para se referir à cerimônia, os termos também se referem à criança. Assim, um menino é referido como um “bar mitzvá” e uma menina como um “bat mitzvá”.

As primeiras fontes rabínicas especificam 13 anos como a idade em que um menino se torna um adulto legal; no entanto, a celebração desta ocasião não é mencionada até a Idade Média.

O primeiro bar mitzvá, e depois o bat mitzvá, representavam um reconhecimento cerimonial de que um jovem atingiu a idade em que não era mais menor de idade de acordo com a lei judaica e, portanto, assumiu novos privilégios religiosos e responsabilidades de um adulto. Para os meninos, essa idade era de 13 anos, para as meninas, de 12.

O bar mitzvá é automático, independentemente de haver ou não uma celebração ou cerimônia especial. Mas, como se tornar um bar mitzvá é um marco tão importante e uma ocasião alegre, fazemos questão de comemorar junto com a família e amigos.

A história do bar mitzvá remonta a um texto rabínico do século V que faz referência a uma bênção (ainda parte de um bar mitzvá tradicional) recitada pelo pai agradecendo a Deus por livrá-lo da responsabilidade pelos atos de seu filho, que agora é responsável por suas próprias ações. Um texto do século 14 menciona um pai recitando essa bênção em uma sinagoga quando seu filho faz sua primeira aliá. Por volta do século 17, os meninos que comemoravam a maioridade também liam a Torá, cantavam a Haftará (porção profética semanal), conduziam serviços religiosos e faziam palestras eruditas.

Uma cerimônia marcando a primeira realização de mitzvot, como ser chamado à Torá para dizer as bênçãos (conhecida como “obter uma aliya”) começou a fazer sentido apenas na Idade Média. A palavra hebraica aliya (literalmente, “subir”) é usada como uma descrição de ser “chamado” para ler a Torá. Aliya também é a palavra usada para descrever o ato de imigração para Israel. Na tradição judaica, desde os tempos bíblicos, ir a Israel sempre foi referido como “subir”.

Anteriormente, a maioridade tinha pouco significado prático porque os menores eram “permitidos” (embora não “obrigados”) a realizar muitos rituais, que mais tarde foram reservados apenas para meninos que atingiram a idade de bar mitzvá.

No passado, o pai do bar mitzvá então recitava uma bênção especial: Baruch sheptarani mei-onsho shelazeh. “Bendito seja Aquele que me libertou da responsabilidade por este menino.”

O menino do bar mitzvá costumava fazer um discurso acadêmico sobre sua porção da Torá ou alguma seção do Talmud. Em seguida, seguia-se uma festa de gala, chamada seudat mitzvá (“refeição para celebrar o cumprimento de uma mitzvá”), para a qual eram convidados familiares, amigos e, às vezes, toda a comunidade judaica. Em suma, quase todos os elementos que associamos à moderna cerimônia de bar mitzvá já estavam presentes na Idade Média.

Os religiosos liberais da Europa do século 19, desconfortáveis com o foco ritual do bar mitzvá, desenvolveram a cerimônia de confirmação, que celebrava a aquisição dos princípios da fé judaica por adolescentes mais velhos. A cerimônia de confirmação rapidamente incluiu meninas e meninos e se espalhou para congregações conservadoras posteriores.

A celebração do bat mitzvá apareceu tardiamente nos Estados Unidos com o bat mitzvá de Judith Kaplan (filha do rabino Mordecai Kaplan) em 1922. No último meio século, o bat mitzvá foi amplamente observado em congregações liberais, mas se desenvolveu mais lentamente entre os judeus tradicionais, porque as mulheres não são legalmente obrigadas pela lei judaica a cumprir mitzvot públicas.

Nas últimas três décadas, desenvolveu-se uma cerimônia de bar/bat mitzvá para adultos que não representa a maioridade, mas sim uma afirmação da identidade judaica para os judeus que não tiveram bar/bat mitzvá quando crianças. Notadamente, sobreviventes do Holocausto que passaram a época do bar/bat mitzvá nos campos de concentração têm agora a oportunidade desta afirmação, assim como mulheres que não podiam ler a Torá na idade necessária.

O significado da cerimônia flui dos detalhes do planejamento, que são determinados por uma visão familiar de como será o evento. As famílias devem decidir com quem compartilharão o evento, quando acontecerá, que tipo de celebração seguirá, se envolverá ação social e assim por diante.

Normalmente, a criança começa os preparativos para seu bar/bat mitzvá cerca de um ano antes do grande dia. Eles estudam tanto o hebraico, quanto o judaísmo e o que é ser judeu, além de serem preparados para lerem a porção semanal da Torá correspondente da data de sua cerimônia.

No bar/bat mitzvá, a criança geralmente recebe uma Aliya e também canta a Haftará (leitura profética). Muitas crianças também cantam toda ou parte da porção semanal da Torá e/ou conduzem toda ou parte dos serviços de oração.

Embora os meninos sejam treinados para cumprir todas as mitzvot mesmo antes de seu bar mitzvá, os tefilin são uma exceção (filactérios (um par de caixinhas de couro, cada qual presa a uma tira de couro de animal kasher (abatido segundo a Lei Judaica), dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá em que se baseia o uso dos filactérios (Shemá Israel, Vehaiá Im Shamoa, Cadêsh Li e Vehayá Ki Yeviachá). Um menino não coloca tefilin até se aproximar da idade de treze anos. Por esta razão, mais do que qualquer outra prática, os tefilin sempre serviram como a marca de honra que um menino recebe em seu bar mitzvá. Tradicionalmente, a compra de tefilin para um menino de bar mitzvá é considerada com orgulho especial por seus pais e avós.

Um menino se torna bar mitzvá em seu 13º aniversário no calendário hebraico. Deve-se de agendar a celebração para o aniversário judaico ou logo depois.

A maioria das famílias considera a sinagoga o ambiente mais significativo, apropriado e comovente para um bar/bat mitzvá. Bar/bat mitzvá tem significado pessoal e comunitário. Um bar ou bat mitzvá tem grande significado para uma comunidade sinagoga. Ele celebra os esforços da congregação para educar uma criança. Uma vez que uma criança se torna um bar ou bat mitzvá, ela pode agora ser contada em um minian, o quórum necessário para a recitação de certas orações durante um culto de adoração. Eles podem agora ser chamados para uma aliá, ou convidados a ler a Torá em ocasiões futuras. Uma criança, tendo se tornado um bar ou bat mitzvá, pode agora ir para o aprendizado judaico avançado em sua congregação.

Nos últimos anos, um número crescente de famílias escolheu viajar para Israel para celebrar sua simchá no Muro das Lamentações em Jerusalém ou no topo de Massada. Embora isso possa limitar o número de familiares e amigos que podem comparecer, essas podem ser experiências judaicas poderosas.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.