Esportes

Ayrton Senna é declarado Patrono do Esporte Brasileiro

27/04/2023
Reprodução/Twitter Fórmula 1

com informações da Agência Brasil

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro pela da Lei 14.559/2023, sancionada pelo vice-presidente e presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (26/4) do Diário Oficial da União.

A homenagem é fruto do PL 2.793/2019, proposto pelo deputado Filipe Barros (PL-PR). Para justificar a concessão do título ao piloto, o parlamentar destacou a atuação esportiva de Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro.

“Ayrton Senna estabeleceu um novo patamar de excelência no esporte. Foi incansável na busca de ultrapassar seus próprios limites, sendo responsável por alguns dos momentos mais marcantes na memória do torcedor brasileiro”, declarou Filipe Barros.

Ídolo mundial

Ayrton Senna nasceu em São Paulo, em 21 de março de 1960, e iniciou sua carreira no kart, conquistando vários títulos brasileiros e mundiais. Senna subiu para a Fórmula 1 em 1984, com a equipe Toleman, e rapidamente mostrou sua habilidade ao conquistar suas primeiras pole position e pódios. Ele se juntou à equipe Lotus em 1985, onde venceu suas primeiras corridas e lutou pelo campeonato mundial.

Em 1988, Senna se juntou à McLaren e conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1. Ele continuou a competir pela McLaren pelos próximos seis anos, conquistando mais dois campeonatos mundiais e se tornando um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1.

Sua carreira de Senna foi interrompida tragicamente em 1º de maio de 1994, quando ele sofreu um acidente fatal durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Senna deixou um legado duradouro no esporte, sendo lembrado por sua habilidade, paixão e dedicação à corrida.

Ayrton Senna é celebrado e respeitado como um dos maiores talentos que o esporte já viu.