Significados do Judaísmo

A história dos judeus de Praga e o bairro judaico

31/05/2023
A história dos judeus de Praga e o bairro judaico | Jornal da Orla

O bairro judeu de Praga é, sem dúvida, um dos lugares mais impressionantes da capital da República Tcheca. O nome oficial do bairro judeu de Praga é Josefov. O lugar é extremamente bonito, mas também tem uma história colérica e complicada. Costumava ser o maior gueto judeu da Europa, e o antigo Cemitério Judaico, presente no bairro judeu de Praga, ocupa um lugar notável na história da Europa.

A história dos judeus em Praga (capital da atual República Tcheca) é de importância histórica na vida dos judeus da Europa Central. Praga possui uma das mais antigas comunidades judaicas registradas da Europa.

Desde então, a comunidade nunca deixou de lá existir, apesar de uma série de pogroms e expulsões, do Holocausto e subsequente perseguição antissemita pelo regime comunista no século 20.

No final do século 11 e início do século 12, os judeus de Praga sofreram grande perseguição: primeiro, em 1096, nas mãos dos cruzados, e segundo, durante o cerco do Castelo de Praga em 1142. Durante o cerco, a sinagoga mais antiga da Praga foi destruída. Muitos sobreviventes das cruzadas foram forçados a se converter ao cristianismo. Em 1179, a igreja anunciou que os cristãos deveriam evitar tocar nos judeus. Nesse período, os direitos civis concedidos aos judeus foram severamente limitados e eles foram forçados a construir sua comunidade próxima à Praça da Cidade Velha. Esta foi a origem do gueto judeu. De dia, o movimento era livre, mas à noite e nos festivais os portões do gueto ficavam trancados.

A situação não melhorou no início do século XIII. Em 1215, o Quarto Concílio de Latrão determinou que os judeus deveriam usar roupas distintas. Eles foram proibidos de ocupar cargos públicos. O antissemitismo católico era a norma para os judeus de Praga. Os judeus também eram considerados servos (servi camerae) das câmaras reais.

As coisas começaram a mudar no final do século 13 sob o rei Otakar II. Ele emitiu uma Carta Real em 1254, que afirmava que os judeus eram protegidos como agiotas e servos do rei. Otakar II proibiu todos os batismos forçados no reino.

A Igreja Católica ficou furiosa com a violação de seu poder e apresentou queixas contra o rei Otakar II. proteção. Esse conflito entre a Igreja Católica e a nobreza, sobre o status dos judeus e suas posses, continuaria por séculos.

Em 1389, um dos piores pogroms da República Tcheca viu cerca de 1.500 judeus massacrados no domingo de Páscoa.

O século XVI é considerado a idade do Renascimento de Praga. O gueto tornou-se um centro de misticismo judaico. Artesãos e intelectuais vinham de toda a Europa e se reuniam em Praga. Na maior parte, os judeus foram isolados da “alta” cultura fora de sua comunidade; no entanto, vários judeus se tornaram matemáticos, astrônomos, geógrafos, historiadores, filósofos e artistas, e participaram do Renascimento.

Um dos famosos estudiosos e educadores judeus da época foi o rabino Judah Loew ben Bezalel (1525-1609), o Maharal. Ele publicou mais de 50 livros religiosos e filosóficos e se tornou o centro das lendas, como o místico milagreiro que criou o Golem. O Golem é um homem artificial feito de argila que supostamente ganhou vida por meio de magia e atuou como guardião dos judeus. Cerca de 7.000 judeus viviam em Praga durante a época do Maharal.

As condições dos judeus melhoraram ainda mais durante o reinado do imperador Joseph II. Ele emitiu o Edito de Tolerância em outubro de 1781, que afirmava a noção de tolerância religiosa. Na verdade, os judeus apreciavam tanto Joseph II que batizaram o bairro judaico de Josefov em homenagem a ele, e esse nome ainda existe hoje.

No início do século 18, mais judeus viviam em Praga do que em qualquer outro lugar do mundo. Em 1899, o sionismo começou a se popularizar em Praga entre jovens profissionais e estudantes.

Durante as primeiras décadas do século 20, os judeus de língua alemã em Praga produziram um grande volume de literatura aclamada internacionalmente. Um dos mais famosos desses escritores foi Franz Kafka. Esta foi a última geração de escritores e intelectuais em Praga antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de um quarto de milhão de judeus tchecos foram assassinados, e mais de 60 sinagogas nas terras tchecas foram destruídas.

Em 9 de maio de 1945, o Exército Vermelho Soviético entrou em Praga.

Em fevereiro de 1948, o Partido Comunista assumiu o poder. De 1948 a 1949, o bloco soviético apoiou o recém-criado Estado de Israel e, portanto, permitiu que os judeus da República Tcheca emigrassem para Israel. No entanto, após 1949, a emigração tornou-se virtualmente impossível e a vida judaica foi sufocada pelo regime comunista. Sob pressão de Stalin, os líderes soviéticos logo foram encorajados a acabar com a atividade religiosa e cultural, incluindo o judaísmo. Muitos judeus foram presos e enviados para a Sibéria.

Após a eleição do presidente Havel, em 1989, os tópicos judaicos tornaram-se extremamente populares. As relações diplomáticas com Israel, que haviam sido rompidas após a Guerra dos Seis Dias de 1967, foram restauradas. O processo de restituição da propriedade judaica começou imediatamente, e a Federação das Comunidades Judaicas reuniu cerca de 1.000 registros de propriedades judaicas comunais.

Em 1º de janeiro de 1993, o país se dividiu em Eslováquia e República Tcheca. Praga foi adotada como a capital da República Tcheca.

Hoje, a Federação das Comunidades Judaicas estima que existam entre 3.000 e 5.000 judeus na República Tcheca, dos quais 1.600 vivem em Praga.

Embora o antissemitismo não seja considerado um problema na nova República Tcheca, um dos maiores problemas enfrentados pela comunidade judaica é a ascensão dos skinheads neonazistas e muitos líderes judeus estão preocupados com a falta de ação contra o aumento da xenofobia e da violência. perpetradas por eles.

A beleza dos edifícios judaicos de Praga e o antigo gueto continuam sendo visitados por inúmeros turistas. Infelizmente, Praga, que durante algum tempo foi a cidade judaica mais vibrante, influente e populosa do mundo, tornou-se essencialmente um museu de testemunho da grandeza anterior. No entanto, as obras produzidas e a Torá ensinada por seus grandes líderes continuam a viver por toda a eternidade. Eles são o legado da Praga judaica.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.