Significados do Judaísmo

A Conexão Sucot/Livro Kohelet

28/09/2023
A Conexão Sucot/Livro Kohelet | Jornal da Orla

Em Sucot, também chamada Zeman Simchatenu – Época de nossa Alegria – lemos nas sinagogas a obra do Rei Salomão, o Kohelet, Eclesiastes. Ele nos remete aos verdadeiros valores da vida.

O livro de Eclesiastes é um relato filosófico da tentativa de encontrar a felicidade por parte de um homem que tem tudo. … Com doze capítulos, é um dos primeiros encontros da literatura entre fé e razão: o autor luta para acreditar que a vida tem sentido apesar de sua experiência do mundo. A inclusão do livro na Torá é, portanto, notável, testemunhando o interesse do Judaísmo não apenas na revelação divina, mas também na exploração do homem sobre o significado da vida e da mortalidade.

A busca por significado é eterna, mas o uso da voz de Salomão tem uma importância especial para o leitor moderno. Ao contrário da busca de Jó, a busca de Salomão pela sabedoria não surgiu de um desejo de dar sentido ao infortúnio pessoal ou à catástrofe nacional. Em vez disso, Kohelet inicia sua investigação a partir da perspectiva de uma vida repleta de fortuna e oportunidades. Ele toma como ponto de partida não a revelação, mas a necessidade pessoal de significado do homem.

Eclesiastes (em hebraico, Kohelet, o orador da maior parte do livro) é um estudo de contrastes. Tão controverso que os antigos rabinos consideraram retirá-lo de circulação, mas continuou a envolver os leitores durante dois milénios, tendo algumas frases tornado uma herança cultural universal: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”; “para tudo há um tempo e um tempo para todo propósito debaixo do céu”; “não há nada de novo debaixo do sol”; “comer, beber e ser feliz”; “lança o teu pão sobre as águas”; “de fazer livros não tem fim”; e outros.

O Rei Salomão, muitas vezes visto como o autor do livro, foi a inspiração do livro. A linguagem do livro data de 300-200 AEC. Na verdade, enquadra-se bem na literatura mundial da sua época, ecoando questões que incomodavam os primeiros filósofos gregos. A resposta judaica, é claro, foi diferente. O nexo do monoteísmo como um dado adquirido e a confiança na busca e julgamento individual são básicos para o apelo eterno do livro.

Kohelet luta com o significado da vida à luz da morte. Cita repetidamente seu refrão ao catalogar os nossos esforços para dar às nossas vidas um sentido de significado através da construção de monumentos que durarão mais que nós.

Um pequeno número de nós se esforça para acumular sabedoria que será transmitida e sobreviverá após a morte. Muitos de nós acumulamos bens materiais em grande quantidade, esperando de alguma forma criar uma permanência que sobreviva ao nosso tempo limitado na Terra. Trabalhamos, construímos e acumulamos.

Às vezes, talvez nem sequer compreendamos conscientemente que tudo surge de um desejo vão de superar a temporalidade inevitável da vida. Carregamos dentro de nós um profundo sentimento de humilhação diante da morte. É degradante viver e depois partir para todo o sempre, e por isso temos uma necessidade existencial de deixar uma marca que dure.

Mas o Rei Salomão não é uniformemente pessimista. Ele vê uma saída para o abismo, embora consiga se libertar apenas parcialmente, sucumbindo ocasionalmente à melancolia com que começou. A solução é abraçar a temporalidade da vida e, sem olhar além, saborear o momento. É preciso focar no aqui e agora. Na verdade, não há permanência; nossa existência é transitória por sua própria natureza. Isso, entretanto, não é a queda do homem. A sua queda reside precisamente no esforço vão de negar a verdade que não pode ser negada.

Após ter experimentado todos os prazeres deste mundo, o Rei Salomão chega a uma conclusão surpreendente: “tudo é fútil”. Mas, nem tudo! Há determinados assuntos que merecem nosso respeito e reverência, assim como há homens que conseguem compreender o verdadeiro propósito da vida. Salomão conclui sua obra escrevendo: “O fim da questão, após tudo ter sido dito e ouvido, é temer a Deus e guardar Seus mandamentos, pois é este o dever de todo homem”.

Devemos nos perguntar: e o que isto tem a ver com Sucot? Cada uma das “Shalosh Regalim”, as Festas de Peregrinação a Jerusalém, é associada com um livro das Escrituras. Em Pessach, lemos o Shir Hashirim. O Cântico dos Cânticos nos transmite a força e esperança da juventude. Assim foi o nascimento do Povo de Israel, após a saída do Egito. Recém-nascido, apenas liberto da escravidão, Israel se encontrava com os olhos voltados para o futuro e, cheio de esperanças, almejava um modo de vida livre e repleto de grandes realizações.

Em Shavuot – Dia da Outorga da Torá, é lido o livro de Ruth, que representa a devoção de uma mulher moabita ao judaísmo, e enfatiza os sábios conselhos dados por seu marido, Boaz. Ruth foi a bisavó do Rei David e, mulher virtuosa que era, seus conselhos e provérbios foram bem assimilados e adaptados pelo Rei Salomão.

Em Sucot – a festa das cabanas -, é a vez do livro Kohelet, Eclesiastes. Sabemos que esta festividade é considerada “a época de nossa alegria” – Zeman Simchatenu. Por que, então, associar um livro tão denso e, de certa forma deprimente a uma festa tão alegre e exultante?

Os sábios nos instruíram a lê-lo em Sucot, o festival de nossa maior simchá, a alegria. Longe de ser um livro deprimente, Kohelet está aí para acrescentar à simchá. É infundido com um espírito de alegria e otimismo e dá à Sucot um sabor especial.

É preciso encontrar o valor intrínseco do presente. A sabedoria é realmente significativa, se for reunida por si mesma e não como um monumento àquele que a reuniu. Apreciada e saboreada aqui e agora, a sabedoria é um dos maiores presentes de Deus ao homem. O mesmo acontece com a riqueza. Se compreendermos que a riqueza só pode ser desfrutada hoje, se abandonarmos completamente a ideia de riqueza como legado para amanhã, então poderemos estar no caminho certo para superar uma das maiores armadilhas da vida.

Kohelet é o livro bíblico perfeito para Sucot.

Durante o ano ficamos sentados em uma casa com um teto sobre nossas cabeças. Simbolicamente, o telhado nos separa do céu. Em Sucot, sentamo-nos numa estrutura temporária que não tem um teto verdadeiro para nos separar do Divino. Na sucá comemos, bebemos e dormimos e basicamente vivemos uma vida física normal. No entanto, na sucá, a Shechiná, a presença Divina, brilha através do schach (o telhado fino em forma de palha), envolvendo todo o nosso ser em santidade – acrescentando significado e dinâmica à vida comum. Toda a nossa existência física se torna uma mitzvá, um ato sagrado.

Shabat Shalom

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