Marcella Cabral Kazze
Temos 3 meses para o ano acabar e é normal que nessa época você pare para refletir sobre as metas que você estipulou para você mesmo(a) no começo do ano.
Provavelmente na sua lista tinha metas como: alcançar um peso x; melhorar a sua alimentação e/ou praticar mais atividade física. Mas com a correria você acabou deixando esses objetivos para trás. Bom, hoje eu vim te dar uma ajudinha extra.
Há vários caminhos para alcançarmos nossos objetivos e te garanto que apenas se culpar pelo o que não foi feito, não é um deles. Sempre é hora para começar e aqui estão algumas dicas:
- Comece olhando para os hábitos que você acredita que precisam mudar e dentre eles, quais você está mais disposto a mudar.
Por exemplo, você bebe refrigerante todos os dias e em pelo menos duas refeições e vê isso como um hábito negativo para a sua saúde.
- Estabeleça metas que são possíveis, considerando o tempo que você quer alcançar e o tempo que você conseguirá se dedicar.
Ao invés de tirar o refrigerante de um dia para o outro, que tal colocar uma meta de um mês para parar com esse hábito? Começando por beber apenas uma vez ao dia na primeira semana, um dia sim e um dia não na segunda semana e assim em diante…
- Escolha as ferramentas e o que ou quem pode te ajudar nessas mudanças.
Pense em porque o refrigerante está sempre presente, será que você precisa comprar em grandes quantidades para já ter em casa sempre disponível? Será que você não pode comprar quantidades menores quando for beber?
- Inclua hábitos benéficos ao invés de pensar somente em retirar um hábito.
Que tal começar optando por uma água com gás nas refeições em que escolheu ficar sem o refrigerante? E depois, que tal testar a água pura?
- Celebre as etapas concluídas e as suas conquistas, perceba o que deu certo. E observe o que não foi tão bom para ver o que precisa ser melhorado.
Pratique a auto observação e veja como a mudança de hábitos pode estar te beneficiando para você alcançar os seus objetivos. Valorize e continue com aquilo que você já faz para uma vida mais saudável.
Esse foi um exemplo das mais diferentes metas que você pode ter na sua vida, algumas mais simples e outras que precisam de ajuda de profissionais e/ou mais tempo para serem alcançadas. Mas lembre-se, o primeiro passo é essencial para a busca daquilo que fará você se sentir melhor.
*Marcella Cabral Kazze – CRN3: 73261. Nutricionista
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.