Destinos no Exterior

A geografia da Comunidade Britânica

03/10/2014
A geografia da Comunidade Britânica | Jornal da Orla
Em setembro, este poderoso bloco correu o risco de perder um de seus membros, a Escócia. O povo, ouvido em plebiscito, decidiu por permanecer ao lado dos ingleses e do País de Gales e Irlanda do Norte. Na verdade, o desfalque seria da Grã-Bretanha, a ilha que abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales, e que dá nome à união dos três países.

O Reino Unido já foi o maior império em extensão de terras descontínuas do mundo, composto por domínios, colônias, protetorados, mandatos e territórios. Originou-se no final do século XVI e início do século XVII e, no seu auge, foi o maior império da história e, por mais de um século, foi a principal potência mundial. Como resultado, seu legado político, cultural e linguístico é generalizado. 

Índia – Tudo se mistura em terras indianas: a tecnologia de ponta, a história milenar, a culinária variada, os monumentos impressionantes e a espiritualidade perene. As cores e odores picantes fazem parte do cotidiano, bem como a suntuosidade de seus templos e palácios.

Malta – O arquipélago de cinco ilhas no Mar Mediterrâneo está localizado entre a Itália e a Tunísia (norte da África). Três das cinco ilhas são habitadas: Malta, Comino e Gozo; as outras duas são Filfla e Cominotto. As ilhas de Malta, capital nacional, e Gozo abrigam as mais antigas construções humanas conhecidas, os Templos Megalíticos, considerados patrimônios da humanidade.


Ilhas Fiji – O arquipélago está localizado no Pacífico Sul e forma 230 mil km² de paraíso. É constituído por 322 ilhas, mas apenas 105 são habitadas. Além de todas as belezas naturais, a população é uma mistura de povos nativos antigos com influências europeias e orientais. 

“O sol nunca se põe 

no Império Britânico”
A frase era dita devido à sua extensão ao redor do mundo garantir que o sol sempre estivesse brilhando em pelo menos um de seus inúmeros territórios.
Os tentáculos desse império alcançaram os cinco continentes e hoje a Comunidade Britânica, uma associação entre o Reino Unido e suas antigas colônias, possui 54 países integrantes, alguns deles entre os mais populosos (Índia) e desenvolvidos (caso da Austrália e Canadá) do mundo. Há também destinos paradisíacos e exóticos – Bahamas, Ilhas Maurício, Papua-Nova Guiné, entre outros – e alguns dos países mais pobres do mundo, situados principalmente no continente africano. 

Das ex-colônias britânicas, somente os Estados Unidos nunca participaram da comunidade, que, em contrapartida, acolhe duas nações que não foram colônias britânicas: Moçambique (ex-colônia portuguesa) e Ruanda (antiga colônia da Bélgica). 

Bahamas – Com 26 mil km², o país caribenho possui cerca de 32 ilhas habitadas que recebem multidões de turistas. O destino foi o primeiro ponto de desembarque no Novo Mundo do navegador Cristóvão Colombo. 


Antigua – Considerado o destino mais romântico do Caribe, a ilha encanta com seu reluzente pôr do sol, que pode ser observado de diferentes ângulos em cada uma das suas 365 praias, e faz parte da Nação de Antigua e Barbuda. A colonização é visível por toda parte: o idioma oficial é o inglês, os carros adotam a mão inglesa, o cricket é o esporte nacional e as principais religiões são a anglicana e o protestantismo.

Austrália – Nasceu como uma colônia penal, mas tornou-se um dos melhores países do mundo no índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas. Com 7,7 milhões de km², a Austrália é um país-continente situado na Oceania e apresenta características distintas, com florestas subtropicais, cadeias de montanhas, desertos e sua costa é cercada pela Grande Barreira de Corais, considerada a maior e mais linda do mundo. O país incluiu a Ilha da Tasmânia e outras ilhas menores. 

África do Sul – Rico em diversidade cultural, étnica e em recursos naturais, o país é o principal produtor mundial de ouro e possui inigualáveis parques para safáris. As reservas naturais, as paisagens exuberantes e as praias são as principais atrações turísticas.


Canadá – O país do norte do continente americano é um paraíso para os turistas por suas belezas naturais e riqueza cultural. As regiões vão desde as pradarias e as terras do Ártico até as montanhas rochosas no oeste e as costas dos oceanos Atlântico e Pacífico.