Conteúdo Patrocinado Destinos no Exterior

Como entrar nos Estados Unidos com dupla nacionalidade

18/02/2022
Como entrar nos Estados Unidos com dupla nacionalidade | Jornal da Orla

Descubra o que é necessário para entrar os Estados Unidos com dupla nacionalidade usando seu segundo passaporte e a autorização eletrônica ESTA EUA.

Muitos brasileiros possuem origens europeias em nações como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e até na pequena Liechtenstein. O fato de ter dupla nacionalidade em um desses países, entre outros, facilita muito a vida de quem pretende entrar nos Estados Unidos sem ter que passar por um processo presencial para conseguir um visto americano.

Para que isso se torne possível, é necessário viajar com o segundo passaporte e obter uma autorização eletrônica no ESTA EUA (através deste link), que é válida para turismo, negócios ou trânsito e oferece muitas vantagens para o viajante — especialmente nesse momento em que as entrevistas para tirar vistos de turistas e outros tipos de não-imigrantes estão suspensas pelas autoridades consulares estadunidenses por conta da pandemia do coronavírus.

Confira quais as principais condições para obter o ESTA e usá-lo em sua viagem.

 ESTA EUA: o que é e como funciona

O ESTA EUA é um sistema eletrônico de autorização de viagem (Electronic System for Travel Authorization) adotado pelas autoridades norte-americanas para controlar com maior precisão e agilidade a entrada de cidadãos de 39 países nos Estados Unidos sem a finalidade de imigração.

O Brasil não faz parte desse grupo de nações contempladas com a isenção do visto americano através desse sistema. Porém, brasileiros com dupla nacionalidade nos seguintes países podem usar um segundo passaporte para obter o ESTA:

Andorra
Alemanha
Austrália
Áustria
Bélgica
Brunei
Chile
Coréia do Sul
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Irlanda
Itália
Japão
Letônia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Mônaco
Nova Zelândia
Noruega
Polônia
Portugal
Reino Unido
República Checa
San Marino
Singapura
Suécia
Suíça
Taiwan
Quem possui cidadania em um dos países elegíveis para o ESTA USA pode obter a autorização de viagem aos Estados Unidos sem a necessidade de tirar um visto.

Comparação entre o visto americano e o ESTA

Os brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos. Em geral, nossos cidadãos devem tirar vistos do tipo B1 e B2 para viagens que não configuram imigração ou residência prolongada nos EUA, como no caso de alguns vistos de estudantes.

O ESTA também se aplica às entradas com tais finalidades, mas não é um visto — e sim, uma autorização de viagem isenta de visto.

Essas são outras diferenças marcantes entre o visto americano e o ESTA:

Para tirar o visto americano, o solicitante deve passar por uma etapa online e uma entrevista presencial em uma das 6 representações consulares dos Estados Unidos no Brasil, ficando com o passaporte retido até a decisão das autoridades. Já o processo para obter o ESTA é totalmente online, sem entrevista ou retenção do passaporte.
As autoridades podem decidir pela emissão de vistos para permanência de 1 a 6 meses consecutivos nos Estados Unidos. Com o ESTA, esse prazo é de 90 dias consecutivos.
Um visto americano pode valer por 10 anos, enquanto a validade do ESTA é de 2 anos. No entanto, é mais simples, rápido e barato obter um ESTA.
Em ambos os casos, é necessário estar com passaporte válido por, no mínimo mais 6 meses.

Como usar o ESTA para entrar nos Estados Unidos com dupla nacionalidade

O ESTA pode ser usado para entrar nos Estados Unidos com dupla nacionalidade no caso de trânsito, viagens de turismo ou negócios. Para isso, os viajantes brasileiros devem seguir os seguintes passos:

Preencher um formulário online registrando as informações de um passaporte biométrico referente à dupla nacionalidade em um dos 39 países listados neste artigo.
Pagar a taxa de emissão do ESTA inserido os dados de um cartão internacional de crédito ou débito, sendo que o valor estará em dólares.
Aguardar o e-mail com a decisão, que costuma chegar entre 72h e 5 dias úteis.
Assim que a aprovação é concedida, a autorização de viagem fica conectada ao passaporte registrado nesse processo. Segundo o site ESTA Estados Unidos, “caso o ESTA seja negado, é possível identificar quais foram os pontos que causaram esse resultado”. Assim, a pessoa pode refazer a solicitação corrigindo eventuais erros. Porém, ainda de acordo com o site mencionado, “se nada mudar do primeiro para o segundo pedido, o ESTA não será autorizado novamente”.

Junto ao passaporte com o ESTA aprovado, as autoridades alfandegárias podem solicitar que o viajante apresente o seguinte na chegada aos EUA:

Bilhete do voo de retorno e reservas de hospedagem
Comprovação de fundos suficientes para custeio da viagem
Comprovantes de saúde exigidos à época da viagem
Neste momento em que continuamos enfrentando uma pandemia, há uma série de restrições em vigor quanto aos viajantes provenientes do Brasil. Provavelmente, também será necessário atender a requisitos específicos em relação à Covid-19 para entrar nos Estados Unidos — mesmo no caso de quem possui dupla nacionalidade.