Destinos no Exterior

Caminhos da fé

22/08/2014
Caminhos da fé | Jornal da Orla
Jerusalém está para os judeus assim como o Vaticano para os católicos. Na Índia, as imagens de nativos banhando-se nas águas do Rio Ganges correm o mundo, enquanto mulçumanos, de qualquer canto do planeta, viram-se na direção de Meca na hora de rezar. Peregrinar pressupõe uma viagem que traga um significado, um conforto espiritual. 

Meca – Localizada na Arábia Saudita, Meca é considerada a mais sagrada cidade pelos muçulmanos. A cidade teria sido palco da proclamação do Islã por Maomé. Meca é proibida para seguidores de outras religiões e recebe anualmente cerca de 13 milhões de muçulmanos. De acordo com a tradição islâmica, o fiel deve orar em sua direção.
 
 
Juazeiro do Norte – Fica no Ceará e ficou conhecido graças à figura do Padre Cícero, que no início do século passado teria feito um milagre durante a missa. A história se espalhou pelo Nordeste, atraindo seguidores e aumentando a popularidade do líder.

Caminho de Santiago de Compostela – É uma rota de peregrinação que vai de diversos pontos da Europa – sobretudo da Península Ibérica – a cidade espanhola de Santiago de Compostela, onde estaria enterrado o apóstolo do mesmo nome. Iniciado no século 9, atingiu seu esplendor nos séculos 12 e 13. Ganhou status de Patrimônio da Humanidade na Espanha, em 1993, e na França, em 1998.

Fátima – Localizado em Portugal, o início da história do Santuário de Fátima foi em 1917, quando um trio de crianças teria presenciado uma aparição de Nossa Senhora em 13 de maio. Atendendo a pedido da Santa, a capela foi construída no mesmo ano e em 1920 começou a ser erguido o Santuário.

Lourdes – No sul da França, a cidade cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para uma menina chamada Bernadette Soubirous, em 1958, e hoje vive do onstruída no mesmo ano e em 1920 começou a ser erguido o Santuário.

Lourdes – No sul da França, a cidade cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para uma menina chamada Bernadette Soubirous, em 1958, e hoje vive do turismo e da peregrinação dos mais de seis milhões de fiéis que visitam o santuário durante todo o ano. 

Jerusalém – Em Israel, é um dos principais destinos de turismo religioso do mundo para judeus, cristãos e muçulmanos. Entre os principais pontos destacam-se a Esplanada das Mesquitas, o Muro das Lamentações, o Santo Sepulcro, a Cúpula de Rocha e a Mesquita de Al-Agsas.

Rio Ganges – A história do rio, de sua fonte ao mar, é a história da civilização e da cultura da Índia. O Ganges, sagrado para os hindus, nasce no Himalaia e nos seus 2.510 km de extensão percorre locais que marcaram a história do país. Acreditando no poder de purificação do rio, as pessoas banham-se em suas águas, hoje bastante poluídas, em busca de elevação espiritual.

Aparecida – A cidade paulista é o destino favorito de católicos do país. Lá fica a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que guarda a imagem da Padroeira do Brasil e é o segundo maior templo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro.

Vaticano – Ou Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica, um Estado eclesiástico murado e localizado dentro de Roma, na Itália. O Vaticano existe desde 1929 e foi criado pelo Tratado de Latrão. Fiéis de todo o mundo visitam o Vaticano durante o ano inteiro em busca das bênções de seu governante, o Papa.