Destinos no Exterior

Aruba, a Ilha Feliz

08/08/2014
Aruba, a Ilha Feliz | Jornal da Orla
 O adjetivo deve-se à hospitalidade e alegria encontradas nesta ilha do Caribe, localizada a apenas 30 km da costa venezuelana. A ilha é um paraíso tropical perfeito: calor, mar azul turquesa com água cristalina, praias com areias brancas e fofas, natureza exuberante. E tem também resorts luxuosos, shoppings, cassinos e clubes que dão ao lugar um aspecto mais cosmopolita e moderno. E ainda está fora da rota de furacões do Caribe. 

Em sua capital, Oranjestad, os sinais da colonização holandesa estão presentes na arquitetura de edifícios coloridos, além de alguns tradicionais moinhos de vento. As placas de sinalização em inglês e a estrutura de hotéis e restaurante, porém, remetem ao estilo americano de turismo. É lá também que os viajantes podem fazer boas compras, já que seu porto é livre de impostos.

As opções de lazer atendem todas as idades, desde mergulho e aulas de windsurfe até passeio pela fazenda das borboletas. Conhecer sua história e santuários ecológicos, explorar o principal parque da ilha e praticar esportes ao ar livre são alguns dos programas disponíveis em Aruba – e tem até uma praia com mar raso para as crianças brincarem. 

Origem – Quando chegaram os espanhóis na época do descobrimento, em 1499, a ilha era habitada por índios Arawak. Em 1636, os holandeses se apossaram do país e lá ficaram por quase dois séculos. Os ingleses também tomaram conta de Aruba em 1805, mas por pouco tempo: a Holanda recuperou sua colônia em 1816 até 1986, quando o país ganhou autonomia política – apesar de ainda pertencer ao Reino dos Países Baixos.

10 Atrações imperdíveis

Parque Nacional de Arikok – Ocupa uma área de quase 20% da ilha, com 32 km de terreno desértico e selvagem que pode ser explorado a bordo de um veículo 4×4, descobrindo a flora e a fauna nativa, piscinas naturais com peixinhos, praias escondidas e grutas com pinturas rupestres. Guias especializados compartilham segredos e mistérios do local.

Granja de Avestruzes – A cada meia hora são oferecidos passeios guiados por profissionais que explicam detalhes sobre os hábitos alimentares, criação e acasalamento da espécie. 

Baby Beach – Com águas rasas e transparentes, a praia de Baby Beach foi eleita a segunda mais bonita do mundo pelos usuários do Trip Advisor. Há quiosques para uso gratuito, bar pé na areia, banheiros e um carro de madeira ao estilo Flintstones para as crianças brincarem.  

Beach Tennis – Aruba é conhecida como o berço do tênis de praia e, quem quiser praticar, pode reservar sua quadra de tênis e raquetes no Moomba Beach Bar & Grill por cinco dólares ou se aventurar em aulas com os profissionais locais.

Fazenda das Borboletas – Localizada em Palm Beach, é um jardim tropical repleto de borboletas de todo o mundo. Especialistas apaixonados pela espécie oferecem visitas guiadas diariamente.

Catamarã e mergulho – Os participantes podem mergulhar no mar azul turquesa caribenho e explorar a vida marinha local praticando snorkeling ou boiando com coletes salva-vidas.

The Palm Island – Um lugar onde pais com filhos pequenos podem aproveitar o
sol e o mar sem preocupação. As praias de águas cristalinas são monitoradas e há um play-ground aquático para a diversão dos pequenos. Os visitantes contam com várias atividades como o Snuba, Submarino Sea Trek, passeios de banana boat e outros.

Santuário de Burros – Situado próximo das inusitadas formações rochosas Ayo Rock, o Santuário de Burros cuida de aproximadamente 90 animais em extinção e os visitantes podem ajudar nos afazeres cotidianos, como, por exemplo, alimentar os animais, que são dóceis e sociáveis. 

Windsurfe e kitesurfe – Graças às condições perfeitas do vento e da água, Aruba é considerada a capital mundial do windsurfe. A ilha tem escolas de esportes aquáticos com instrutores que disponibilizam aluguel de equipamentos ou aulas para iniciantes e pessoas mais experientes.

Museu Arqueológico de Aruba – Além de um acervo interativo, o moderno edifício dispõe de espaços dedicados à cultura ameríndia e descobertas arqueológicas encontradas ao redor de Aruba. Para chegar lá, o bonde turístico percorre o centrinho a cada 20 minutos.