Da Terra do Fogo, no extremo sul do continente americano, à trepidante Wall Street, no coração financeiro dos Estados Unidos, vários cenários pelo planeta serviram para as locações dos filmes que disputam neste domingo (28) a estatueta do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. Vê-los na tela grande instiga ainda mais a curiosidade e vontade de conhecer esses ambientes de perto. Confira na lista elaborada pelo site de viagem Skyscanner os motivos de tanta inspiração.
Mad Max: Estrada da Fúria
Deserto da Namíbia e Nova Gales do Sul (Austrália) – Carros, caminhões e outras máquinas a motor do filme correm livremente pelo deserto da Namíbia, um pedaço de terra de formas e contrastes quase inacreditáveis. Com solo vermelho, o deserto começa no litoral e se estende por milhares de quilômetros quadrados até o centro do país.
O Regresso
Argentina, Canadá e Estados Unidos – O filme, que concorre a 12 estatuetas, é uma grande vitrine para mostrar a magia de lugares tão inexplorados como a Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, às portas da Antártica. Um lugar que combina espetaculares geleiras, rios largos e tempestuosos, montanhas altíssimas e mar profundo. O filme, que tem Leonardo DiCaprio como astro, consumiu quase um ano de trabalho, pois as cenas foram feitas ao ar livre e somente com luz natural
Spotlight: Segredos revelados
Toronto (Canadá) e Boston (EUA) – Toronto tem a capacidade de imitar muitas capitais dos Estados Unidos; tudo depende de como enquadrá-la e da iluminação. Desta vez, Toronto está disfarçada de Boston, uma das cidades do mundo onde mais floresce na primavera. O Parque Franklin é um tesouro verde motivo de orgulho dos moradores. A história de “Spotlight”, no entanto, não tem nada de glamour e retrata um caso real de pedofilia dentro da Igreja Católica.
Ponte dos Espiões
Potsdam e Berlim (Alemanha) – A Ponte de Glienicke é o cenário da troca de espiões durante a Guerra Fria. Talvez um dos edifícios mais curiosos, e que serve de pano de fundo para o filme e a Tom Hanks (seu protagonista), seja a Torre de Einstein, um estranho observatório construído no parque científico do matemático e que serviu para seus estudos sobre a teoria da relatividade.
A Grande Aposta
Nova Orleans, Luisiana e Nova York (EUA) – A história sobre a bolha imobiliária que gerou uma crise mundial transcorre em Wall Street, Nova York o famoso centro financeiro com seus edifícios redondos e homens de terno correndo estressados pela rua. Argiers, um dos mais antigos bairros de Nova Orleans, também aparece na produção, com suas casas coloniais e o Rio Mississipi.
O Quarto de Jack
Toronto (Canadá) – Filmado inteiramente em Toronto, o filme revela o mundo em seu estado mais puro, mais otimista, mais vital. Toronto é um dos lugares mais ecléticos e multiculturais do mundo, com muitos museus, galerias e teatros para os mais urbanistas. Mas há também espaço para os mais aventureiros, com muitos parques e campos de golfe.
Carol
Ohio (EUA) – O filme que conta a história de amor entre duas mulheres apresenta as ruas do centro e os parques fabulosos de Cincinnati, cidade de paisagem urbana sem igual. Cincinnati tem uma complexa rede de corredores internos e passarelas ao ar livre que ligam seus edifícios mais importantes. Do alto da Torre Carrew, o viajante terá uma inesquecível vista panorâmica da cidade.
Brooklyn
Enniscorthy (Irlanda) – “Brooklyn” conta uma história que se passa entre a bela Irlanda, lar da Ilha Esmeralda na velha Europa, e Nova York, a imponente metrópole americana. Enniscorthy, a cidade litorânea que é uma das mais antigas da Irlanda, na região de Wexford, tem o papel de protagonista. Também aparecem no filme a famosa e colorida Coney Island, um lugar cheio de atrações.
Joy
Boston, Massachusetts (EUA) – O filme é baseado na vida de Joy Mangano, uma multimilionária criadora de vários inventos para o lar. Enquanto a verdadeira Joy Mangano reside em torno de Nova York, a ficção a colocou nos arredores de Boston. Uma locação com casas de tijolos, belas varandas e amplas avenidas, perfeita para retratar a classe média do país que vive com uma única ilusão: realizar o sonho americano.
A Garota Dinamarquesa
Noruega, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Dinamarca – Para o filme, que traz o drama de uma mulher presa no corpo de um ano, na Dinamarca dos anos 30, foram escolhidos diferentes pontos da geografia europeia, como Bruxelas e Berlim. Mas talvez um dos lugares mais emblemáticos de todo o filme seja Nyhavn, um canal com casas de fachadas coloridas e atmosfera animada em Copenhague.