Sala de Ideias

Você sabia que torcer para o Brasil na copa pode gastar calorias?

25/11/2022
Pixabay

Juliana Schonhaus

Para entender melhor como isso acontece temos que falar sobre METs. MET é um valor internacionalmente padronizado utilizado para estimar o gasto energético da atividade física. Cada atividade tem um valor de Met estipulado, e se multiplicarmos esse valor pelo peso corporal (kg) de quem está executando e pelo tempo da atividade (em horas), temos como estimar o gasto calórico.
Temos um met padronizado para “Espectador de esportes, muito animado, comovente fisicamente” de 3,3. Então, se uma pessoa de 70kg torcer muito animada por 90 minutos ela gasta 346kcal em média (3,3 x 70 x 1,5 = 346).
Não podemos deixar de lembra que qualquer atividade que você faça se movimentando (subir escadas, ir ao mercado a pé, ir ao trabalho de bicicleta…) gastará mais calorias do que se estivesse sentado/deitado. Há uma diferença grande em ser sedentário e fisicamente inativo.
Ser sedentário significa gastar pouca energia no dia (trabalha sentado, não tem deslocamento para o trabalho, só usa carro…). Já ser fisicamente inativo significa não atingir níveis suficientes de atividades moderadas ou vigoras, de acordo com as recomendações. Então é completamente possível deixar de ser sedentário mesmo sem fazer algum exercício específico como correr ou musculação.
Por exemplo uma pessoa que vai para o trabalho de bicicleta e lá trabalha em pé e depois passeia com o cachorro, pode gastar 1000 kcal a mais que uma pessoa que faz 1 hora de musculação, mas usa carro e trabalha sentada o dia todo.
Portanto, ser fisicamente ativo e evitar hábitos sedentários é o melhor que você pode fazer por você! Aproveite a oportunidade, afaste o sofá, mesa e cadeira. Torça pulando, dançando e cantando bastante nessa copa, você não vai se arrepender.

Juliana Schonhaus – CRN 3: 4223-9. Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.