Saúde e Beleza

Vacinas covid-19 em crianças no Brasil

10/01/2022
Freepik

A pandemia mundial causada pela COVID-19 estatisticamente demonstrou que na grande maioria dos casos, as crianças e adolescentes quando comparada aos adultos, em particular com idade maior que 50 anos, apresentaram uma forma clínica assintomática ou leve, com menor gravidade, com menos riscos de complicações, tendo menor casos de hospitalizações e óbitos.

Sendo assim, eu devo vacinar o meu filho para a COVID-19?

A resposta é sim!! A justificativa está bem consolidada e passa ser uma questão prioritária de saúde pública no Brasil, segue alguns motivos:

1.     A carga da COVID-19 em crianças no Brasil não pode ser negligenciada, pois temos taxas de letalidade e de mortalidade associadas à doença muito maiores que as registradas em outros países.

2.     Jovens e crianças podem levar inadvertidamente a doença para dentro de casa e assim, infectam os pais, avós e parentes como um todo.

3.     Aumentar o número de pessoas vacinadas proporciona uma proteção direta da vacina, na redução das taxas de transmissão do vírus e das variantes.

4.     O aumento de pessoas vacinadas também pode conferir uma proteção indireta, reduzindo casos secundários

5.     Os eventos adversos relatados no mundo todo e os dados dos estudos clínicos de farmacovigilância, apontam que os efeitos colaterais são infinitamente menores dos que as complicações causadas pela COVID e que são substancialmente menores que os benefícios da vacinação.

6.     Vacina-se a população para prevenir doenças e consequentemente hospitalizações, ocupação de leitos em UTI sequelas, visitas aos serviços de saúde, uso de antibióticos, entre outros.

7.     Variante Ômicron: apresenta maior transmissibilidade, com menor gravidade. Já está no Brasil e devido ao seu caráter infectante tem ocasionado novas quarentenas na Europa e Estados Unidos. O grupo dos não vacinados (como crianças menores de 12 anos) estão mais vulneráveis ao risco da infecção pela variante e suas complicações, conforme vem sendo observado em outros países.

8.     Por todo contexto epidemiológico, a sociedade Brasileira de Pediatria e Infectologia, assim como a ANVISA e todos os órgãos envolvidos no combate à COVID-19 estão convencidos que é prioridade ampliar o benefício da vacinação em crianças entre 5 e 11 anos.

9.     Existem justificativas para a vacinação da população pediátrica éticas, epidemiológicas, sanitárias e de saúde pública.

10.           10 Bilhões de doses de vacinas já foram aplicadas pelo mundo, traduzindo a segurança e eficácia das vacinas. No Brasil, em média 1 milhão de pessoas são vacinadas por dia.

11.           O mundo foi capaz de desenvolver rapidamente a vacina e imunizar bilhões de pessoas, sendo um marco histórico e motivo de orgulho e glória para todos os seres humanos.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.