Sala de Ideias

Tragédia anunciada

07/12/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Edgar Boturão

Quarta-feira, 6 de dezembro de 2023. O torcedor do Santos jamais esquecerá essa data. Vila Belmiro lotada por torcedores fiéis e apaixonados que entre lágrimas e gritos de desespero apoiaram o time até o último apito do árbitro. Depois só tristeza e lamentação, afinal o Santos entrou na última rodada do brasileirão com chances mínimas de rebaixamento. Mas, como o futebol prega peças, o improvável prevaleceu e o Peixe amarga o primeiro rebaixamento de sua gloriosa história. Porém, a verdade é que tecnicamente o Santos não merecia permanecer na série A.

Ao longo do campeonato teve poucos momentos de futebol razoável e na maior parte da competição apresentou-se como time pequeno. Frágil na defesa, sem criatividade no meio campo e inoperante no ataque. Um time ridículo. Mas como diz o título deste artigo, a queda para a série B desenhou-se durante os três caóticos anos da gestão (se é que dá pra chamar assim) de Andres Rueda, o pior presidente da história do futebol, desde que alguém inventou a bola.

Esse sujeito assumiu o Santos em 2021, com o time na semifinal da Libertadores. Na véspera da final criou problemas com o elenco por conta da premiação da equipe em caso de título. Resultado, o time foi apático e acabou perdendo aquela decisão. Daí pra frente, o que se viu foi uma sequência de aberrações. O time foi desfeito e jovens jogadores lançados de maneira precipitada e, consequentemente, queimados frente a torcida e a mídia. Contratações medíocres a peso de ouro por desespero e total falta de planejamento. Mais de 12 treinadores em três anos de mandato.

Além da desativação de setores fundamentais como departamentos médico, de fisiologia e fisioterapia. Ou seja, um desastre administrativo que acabou com a trágica queda para a segunda divisão. Vale ressaltar também a omissão e cumplicidade de boa parte dos conselheiros que se elegeram na chapa de Rueda em 2020. Deveriam ter amor e fidelidade ao Santos e promovido o impeachment desse presidente ridículo. Agora, não adianta chorar o leite derramado. No próximo sábado, dia 9, haverá eleição no Santos. Espero que o sócio tenha juízo desta vez e diga NÃO aos aventureiros.

É hora de eleger um santista raiz, que tem tradição no clube e no futebol. É hora de Marcelo Teixeira voltar à presidência para recuperar o Santos a partir de 2024. Com todo respeito aos outros candidatos, mas são apostas que, neste momento, não podem ser consideradas. Aos verdadeiros alvinegros, aqueles que como eu e meus dois filhos, Fernando e Eduardo foram as lágrimas com o resultado de ontem e seguem entristecidos só tenho uma coisa a dizer: a história do Santos não acabou. O clube que escreveu as mais lindas páginas do futebol do mundo há de se reerguer.
Mas, repito, para isso é preciso votar com inteligência e sabedoria na chapa 5.