Saúde e Beleza

Terceiro ano de medicina

20/02/2023
Terceiro ano de medicina | Jornal da Orla

O terceiro ano de medicina, denominados por muitas faculdades de meio ano médico, marca a transição entre as matérias básica, como anatomia, fisiologia e histologia, trazendo conceitos, nomenclaturas e entendimento do funcionamento do corpo humano, culminando todos os entendimentos para a parte clínica prática, dando fim do ciclo básico e dando início ao ciclo clínico.

Para os alunos que encerraram o terceiro ano em 2022, tiveram uma experiência diferente do tradicional, não sendo bem como o esperado. A pandemia de Covid 19 chegou modificando todo o método de ensino.

Para falar um pouco dessa experiencia convido a aluna Rafaela Andrade, de 21 anos que está iniciando o quarto ano médico esse ano, que relata que “Toda aquela ansiedade de caloura foi por água abaixo com aulas on-line, distância dos colegas, ausência de aulas práticas e isolamento.” Aluna refere que a única vantagem foi: “As provas se tornarem online, facilitando muito a vida dos alunos, mas focando na importância dos estudos para alcançar o sonho em se tornar médica.”

O ciclo clínico do terceiro ano abrange cirurgia geral, endocrinologia, ginecologia, farmacologia, gastroenterologia, entre outras diversas especialidades. Inúmeras informações e uma nova carga de responsabilidades fazem o aluno se sentir próximo da medicina em si. A acadêmica se depara com uma nova realidade após a liberação do COVID-19 para o presencial e refere que “As provas que antes eram a distância, voltam a ser presenciais, e é aí que a dificuldade chega. Muito conhecimento novo, métodos diferentes de aulas, matérias extensas e complexas que fazem você duvidar da sua própria capacidade. Peguei alguns exames, desacreditei de mim mesma e se eu realmente merecia estar ali, mas ao final a gratidão por estar vivendo o meu sonho gritava mais alto.” E para finalizar afirma que: “Apesar das dificuldades, não trocaria a medicina por nada. Ela me proporciona momentos incríveis e indescritíveis, como o sentimento de estar cada dia mais perto do meu sonho e da minha missão.”