Saúde

Técnicas para fazer um “detox mental”

04/04/2023
Depositphotos

Com a correria em que vivemos ultimamente, é comum se sentir ansioso, estressado ou até sem energia para realizar algumas tarefas. Nestas horas, é importante fazer uma pausa e criar estratégias para colocar a “cabeça no lugar.” Dani Costa, mentora palestrante e autora do livro “Você é o caminho”, no qual relata como superou a Síndrome de Burnout, indica algumas frentes em que a própria pessoa pode agir e que podem resultar em um verdadeiro “detox mental”:

Meditação – há diversos aplicativos hoje em dia que ensinam a prática. Minutos da prática já trazem resultados no dia a dia: mais foco, concentração e redução da ansiedade com o aumento do estado de presença.

Evitar pessoas, pensamentos, sentimentos e emoções negativos –  E sempre se perguntar se algum desconforto emocional realmente tem só a ver com você ou foi algo que captou de uma reunião, conversa ou situação do trabalho. Somos verdadeiras esponjas, estamos muito presentes e conscientes aos pensamentos, sentimentos e emoções de outras pessoas.

Sempre que possível, realizar um detox de redes sociais e celular.

Buscar conectar-se com a natureza, seja por meio de uma planta em casa, animais ou a luz solar durante o dia.

Ler livros e ouvir músicas que remetam coisas boas e tragam sensação de alegria e prazer.

Incluir atividades físicas na rotina – elas promovem um detox no corpo e mente, além de trazer maior motivação para o dia a dia.

Prestar atenção no que come, a comida também traz toxidades, influenciando na química do corpo e por conseguinte no nosso equilíbrio como um todo. E por último, beber bastante água, pois ela limpa, purifica e leva embora as toxinas acumuladas durante o dia.

Dani anda ressalta ser importante também iniciar o dia com um planejamento, uma organização diária e sempre se perguntar : “O que posso acrescentar à minha rotina hoje que vai me trazer mais plenitude e realização?” A pergunta abre espaço para possibilidades, pois tira você de respostas pré-definidas.

Para finalizar, Dani afirma que a nossa mente funciona como um HD e quanto mais arquivos leves e produtivos enviamos a ela, mais refletimos isso na nossa realidade, e tudo funciona com maior fluidez. Porém, se ao longo do dia, levamos apenas arquivos pesados, o que se refletirá é uma vida pesada e lenta, podendo ser interpretada como procrastinadora.

“Que tal fazer uma limpeza nesse HD mental, cuidar mais dele e trazer arquivos bons? Assim a vida poderá ser mais leve e divertida”, sugere.

LEIA TAMBÉM

Síndrome da cabeça quente é coisa séria