Porto

Tarcísio não cansa de levar “não” sobre a privatização no porto de Santos

09/02/2023
Divulgação

Governador insistiu no assunto em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França

Apesar da posição clara e firme do governo federal de enterrar o processo de privatização da autoridade portuária, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, voltou a insistir no assunto na reunião que teve com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, na quarta-feira (8).

Mais uma vez, ouviu um assertivo “não”. Novamente, França reiterou que a desestatização da Santos Port Authority está fora de cogitação. A abordagem do tema durou poucos minutos e em seguida a conversa entre o ministro e o governador tomou outro Rumo.

França e Freitas falaram sobre o aproveitamento de experiências internacionais para serem aplicadas no Porto de Santos. Exemplificaram com ações implantadas nos dois maiores portos do mundo em movimentação de contêineres, ambos na Ásia: o de Xangai, na China, e o de Singapura.

No encontro, França reiterou seu desejo de ver Santos entre os dez maiores portos mundiais, em movimentação. Atualmente o Porto de Santos ocupa a 43 posição no ranking mundial de movimentações de cargas. Entre os dez maiores, nove estão na Ásia (sete na China, um em Cingapura, um na Coreia do Sul e um na Holanda).

 

LEIA TAMBÉM:

A estranha sede de Tarcísio para privatizar autoridade do Porto de Santos

 

Gigantes dos trilhos se unem para gerenciar malha ferroviária do Porto de Santos