Alta Rotação

Semana Nacional de Trânsito mira nos motociclistas

21/09/2023
Divulgação

Começou essa semana a Semana Nacional do Trânsito. Ela é comemorada todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além das atividades ao longo do ano, sempre neste mês há uma grande mobilização dos órgãos de trânsito em todo País na realização de campanhas, ações e eventos que promovam a conscientização de motoristas, motociclistas, pedestre e ciclistas por um trânsito mais seguro, para a redução de mortos e feridos. Na cidade de Santos os motociclistas foram o foco das atividades. 

Realizada pela Prefeitura e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), a semana nacional iniciou na segunda-feira (18), com as blitz educativas para motociclistas, no José Menino. Nessa ação, que acontece até hoje no bolsão de estacionamento do Emissário Submarino, condutores de motos são abordados e convidados a acompanhar a exibição de vídeo seguida de rápida palestra com apelos para os cuidados no trânsito. 

Durante o fim de semana, nos dias 23 e 24, as atenções estarão voltadas para os ciclistas. Na área interna do Parque Roberto Mário Santini (José Menino), sempre das 11h às 15h, a equipe de Educação para o Trânsito da CET fará abordagem para orientar os usuários de bikes, adultos e crianças, sobre a condução segura do veículo. Na ocasião, os ciclistas poderão afixar nas bicicletas a plaquinha com o slogan da semana “No trânsito, escolha a vida”. 

A semana termina com um treinamento específico para motociclistas que prestam serviço à empresa de entregas Rappi.  Aplicado por profissionais da CET, esse treinamento será na sede da companhia. 

Em Santos, os dados mais recentes dos acidentes apontam os motociclistas como principais vítimas do trânsito. Em 2021, sete condutores de motos perderam a vida, número que saltou para 17 em 2022. Então, campanhas como essa são de extrema importância para tornar o trânsito mais seguro. Eu fico por aqui. Até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço