Digital Jazz

Sarah Vaughan – “Brazilian Romance”

22/09/2023
Divulgação

Três anos antes de falecer a cantora Sarah Vaughan, outra grande diva do Jazz também visitou o repertório brasileiro.

E não foi a primeira vez que “Sassy”, como era carinhosamente chamada, fez isso na sua vitoriosa carreira.

Em 1987, pelo selo CBS lançou “Brazilian Romance”, outro disco com fortes influências do Brasil e que foi seu penúltimo trabalho.

A produção do disco foi assinada pelo premiado Sérgio Mendes e os arranjos absurdamente inspirados ficaram por conta de Dori Caymmi.

E contou com as participações de George Duke nos teclados, Alphonso Johnson no contrabaixo, Carlos Vega na bateria e também Milton Nascimento nos vocais, Hubert Laws na flauta e Tom Scott e Ernie Watts nos saxofones.

A sonoridade do disco surpreende pela modernidade e também pelo refinamento da orquestra de cordas, que deu um colorido todo especial ao trabalho.

A canção “Love And Passion” com a participação de Milton Nascimento ficou perfeita. E também “So Many Stars”, “Photograph”, “Wanting More” e “Romance” merecem meu destaque.

No ocaso da sua carreira, Sarah Vaughan apresentou um trabalho com pitadas do “smooth jazz”, pianos elétricos e sintetizadores. Ares de ousadia para esta cantora tão tradicional.

Sua voz permanece forte e marcante e nas 10 faixas do disco, podemos conferir todo seu talento e competência. Sarah, divina e incomparável.

A sua última participação em disco foi ao lado do genial Quincy Jones em “Back On The Block” (1989), na inesquecível gravação de “Setembro”, tema de Ivan Lins. Uma emocionante despedida. Para sempre Mrs. Sarah Vaughan!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.