Santos

Santos retoma programa de resgate oral da história

12/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Programa que preserva a história de personalidades de Santos, o Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), retomou suas gravações presenciais. Agora em parceria com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, o projeto desembarcou na quarta-feira (11/5) no Centro Histórico para contar a trajetória da loja Ao Camiseiro, fundada em 1927 em solo santista.

A conversa com os proprietários do centenário comércio agora se une a cerca de 400 entrevistas que fazem parte do acervo do programa. Criado em 2004, o projeto conta com depoimentos de importantes pessoas das vidas artística, cultural, esportiva, política e social da Cidade.

O objetivo do programa é preservar a história por meio da produção e conservação de novos documentos, colhidos com depoimentos e utilizando a metodologia da história oral. Também busca recuperar a ‘aura’ da arte de contar, perdida sobretudo com a chegada das novas mídias de comunicação.

A preocupação com a memória local se justifica por Santos possuir uma participação importante no desenvolvimento do Brasil. Atraídos pela riqueza gerada pelo Porto, diversos estrangeiros se instalaram na Cidade e por aqui ficaram. Dentre eles, os portugueses e os espanhóis formam o maior grupo. Italianos, sírio-libaneses e japoneses também contribuíram com a história santista. Todos criaram instituições de cultura e assistência, da qual a pioneira foi a Sociedade de Beneficência Portuguesa, fundada em 1859, seguida pelo Centro Español y Repatrición (1895), Real Centro Português (1895), Societá Italiana di Beneficenza (1897) e Sociedade Beneficente Syria (1904).

Já na área esportiva, desde o início do século 20, Santos marcou presença em quase todas as modalidades, tendo entre seus esportistas campeões paulistas, brasileiros, sul-americanos e mundiais. Nas áreas artística e cultural, a Cidade contribuiu e ainda contribui com diversos artistas talentosos.

O diretor-presidente da Fams, Luiz Dias Guimarães, comemorou o retorno das atividades presenciais do programa. Ele destacou a importância de perpetuar a atuação de grandes nomes de Santos.

“Superadas as restrições da pandemia, retomamos o projeto para esses importantes registros que perpetuam a atuação de grandes personalidades de nossa Cidade”, salientou. Durante o período de pandemia, o programa realizou apenas 20 entrevistas a distância por conta das limitações impostas pela covid-19.

As quatro centenas de entrevistas realizadas pela Fams estão classificadas em oito áreas: Artes e Cultura, Diversidade Étnica, Educação, Esportes, Política, Porto, Sindical e Social. Todos os depoimentos estão à disposição para a consulta de pesquisadores e demais interessados no YouTube.