Educação Meio Ambiente Santos

Santos recebe eventos internacionais sobre conservação dos oceanos

08/05/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O lançamento da 3ª Olimpíada do Oceano, Fórum de Jovens Embaixadores do Oceano e apoio ao programa Escola Azul, eventos internacionais que acontecem em Santos nesta semana, propõem estimular percepção das futuras gerações sobre a preservação do oceano e do desenvolvimento sustentável.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciam nesta terça-feira (9/5), dois editais para apoiar iniciativas que fomentam a cultura oceânica em escolas. O anúncio, que ocorre na Associação Comercial de Santos, às 15h, antecede a realização do Fórum dos Jovens Embaixadores do Oceano. O lançamento contará com a presença de representantes do MCTI, Unifesp, CNPq e Unesco.

Escola Azul

O edital “Feira de Ciências – Escola Azul” vai fomentar trabalhos científicos de estudantes para os temas da cultura oceânica e da ciência básica para o desenvolvimento sustentável. Os trabalhos serão apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro. Haverá premiação de bolsas de apoio técnico para os professores e de iniciação científica júnior para os estudantes.

Olimpíada do Oceano

A Olimpíada do Oceano aborda a compreensão do papel do oceano na rotina das pessoas. Além da etapa nacional, haverá a etapa internacional. Os medalhistas nas categorias ouro e prata do Brasil vão concorrer com outros países.

A etapa nacional prevê premiação para os alunos de escolas públicas com cem bolsas de iniciação científica júnior que terão duração de dez meses. 60% das bolsas serão para meninas.

Fórum de Jovens Embaixadores do Oceano 

Além desses dois eventos internacionais, nesta terça, a cidade também recebe o 5o Fórum de Jovens Embaixadores do Oceano, juntamente com os Jovens Embaixadores do Atlântico (All-Atlantic Youth Ambassadors) e especialistas em oceano.

O debate, com a participação de 150 crianças, vai promover a troca de conhecimentos entre estudantes, jovens pesquisadores e renomados especialistas internacionais que estão no Brasil para participar da primeira oficina de 2023 do Processo Regular das Nações Unidas para o relatório global sobre o Estado do Oceano.

A realização do fórum é uma iniciativa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Programa Maré de Ciência e tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As instituições são as organizadoras locais da oficina da ONU.

Os estudantes na faixa etária entre 11 e 14 anos cursam o Ensino Fundamental 2 em três escolas das cidades de Santos, São Paulo e Rio Claro. E vão debater temas como o combate ao plástico no oceano, a economia baseada no mar e como o oceano afeta o cotidiano das pessoas, estando elas nas regiões costeiras ou não. O evento também acontece na Associação Comercial de Santos.