Estilo

Saiba como será o Uno 2015

24/03/2014
Saiba como será o Uno 2015 | Jornal da Orla
O Fiat Uno apareceu em 2010 com uma proposta bem-humorada. Fez sucesso e projetou a marca novamente no segmento, até a chegada de rivais com a mesma corrente de estilo, como o VW up! Para se reforçar, a Fiat prepara uma reestilização do Uno para o Salão de São Paulo.
 
Antes que outubro chegue, você pode conferir como ficou o novo modelo. As mudanças parecem bem pequenas. Olhe melhor. Se focalizar na dianteira, verá que o antigo bocão dividido por um elemento preto agora ficou mais vincado e a sua divisão é mais clara. O jeito agressivo é replicado nas arestas do para-choque dianteiro. Há até molduras mais retilíneas para os faróis de neblina.
 
A sensação é que os faróis estão bem afilados. Eles mudaram também, perderam aquele “quadradinho” nas laterais. Não é apenas o único truque graças ao capô mais vincado. Com ele, os faróis  estreitaram visualmente com a ajuda de uma sobrancelha mais cerrada criada pelo capô. Nas laterais, mudanças menores. Há retrovisores com piscas nos Unos mais caros, como também maçanetas com fechadura integrada e não mais separada.
 
Essa parcimônia foi repetida na traseira. As lanternas mantêm o esquema de iluminação por lâmpadas convencionais, mas com um arranjo diferente. É no para-choque com elemento preto distinto que reside a maior mudança. O objetivo é alargar mais o visual do hatch que, no geral, está bem mais agressivo. Até no interior, que ficará parecido com o do Palio e Punto e perderá o jeito “simpático” dos arranjos e comandos.

 
Não será na linha 2015 que vai estrear o motor 1.0 três cilindros 12 válvulas, antecipado por Autoesporte. Será no segundo semestre do ano que vem. Até lá, o 1.0 e 1.4 flex atuais permanecem em linha sem mudanças. Isso não significa que a nova não terá novidades mecânicas. Entre elas, a mais importante é a opção de câmbio utomatizado Dualogic de cinco marchas, inédito na linha Uno. Falando na gama, o modelo manterá todas as versões atuais, da Vivace ao mais econômico Economy. Ficarão de fora apenas as séries especiais, que serviram para movimentar até a chegada do compacto reestilizado, entre elas a College.
 
Versão Way f
 
A versão aventureira Uno Way receberá as mudanças da linha 2015 também no finzinho de 2014. Em mecânica, as mesmas alterações pontuais. O acabamento interno receberá mais alterações para combinar com o estilo externo. A inspiração do painel será a do Fiat Panda. Embora nunca tenham ficado alinhados totalmente em desenho externo, o painel mais trabalhado do europeu dará uma impressão melhor. Em especial o quadro central e o de instrumentos. Ali, em vez de um mostrador integrado, com velocímetro e conta-giros concêntricos, virá um quadro com os mostradores separados. Volante multifunção e câmbio Dualogic são outros pontos em que o Uno será promovido.