Estilo

Saia balonê volta como tendência para o verão

04/10/2024
Getty Imagens

A saia balonê virou um ícone fashion na década de 50 com designers de Cristóbal Balenciaga, fundador da Balenciaga. E o seu retorno veio com força nas coleções de primavera/verão 2025. Seu nome remete a sua aparência, um balão.

É uma peça volumosa, arredondada, no estilo bem exagerada. É um visual que chama atenção, utilizando com qualquer tipo de roupa. Os materiais mais utilizados para a confecção são o chiffon, organza e veludo, pois são rígidos e conseguem estruturar a saia.

Nos anos 1950, a moda feminina era caracterizada por silhuetas elegantes e estruturadas, com um ajuste perfeito ao corpo, amplamente popularizadas pela alta costura francesa. Christian Balenciaga, sempre buscou desafiar essas convenções, explorando novas formas por meio de suas linhas arquitetônicas e domínio técnico.

A criação da saia balonê tinha como objetivo não apenas proporcionar um visual marcante, mas também garantir o conforto feminino. A inspiração de Balenciaga veio da observação da estrutura e do volume, refletindo sua fascinação pela maneira como os tecidos podiam ser manipulados para criar novas silhuetas.

Este ano, o balonê esteve presente nos desfiles de alta costura, garantindo sua presença nas próximas coleções. Marcas como Chanel, Valentino e Giambattista Valli destacaram o balonê em suas coleções. Lojas de departamento estão investindo na peça, deixando por um preço acessível para os públicos que querem retomar esse clássico da moda.