Roteiro Cultural

Roteiro Cultural: saiba o que fazer em Santos nos próximos dias

09/12/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

LEITURA

30 anos da Gibiteca – A comemoração pelos 30 anos de fundação da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes ocorre neste final de semana (10 e 11). Das 13h às 18h deste sábado (10), o público poderá conferir ‘Artist’s Alley’; ‘Mini Exposição de colecionáveis de Star Trek’, de Alexandre Barbosa – BAR, Exposição ‘Contos dos Orixás’ de Hugo Canuto; RPG com o grupo Contos Lúdicos; jogos de tabuleiro da Mosaico Jogos; presença de cosplays; caricatura com Alex Ponciano e aula de desenho com os professores da Muzz Escola de Arte. Às 15h30, o espaço abriga a abertura da exposição com vídeo de Hugo Canuto e apresentação de prévia do documentário ‘A Gibiteca’. Também ocorrem painéis: às 14h30, com o ‘Lançamento da HQ Filhos da Lua: Noite de Aniquilação’ e bate-papo com a autora Marcella Rossetti, com mediação de Sarah Campos e, na sequência, às 16h, ‘Vida de quadrinista, com Jefferson Costa e Laluna Machado’. No domingo (11), das 10h às 12h, acontece o workshop ‘Introdução à linguagem narrativa de quadrinhos’, com Jefferson Costa.  Gratuito.

Leia Santos – O projeto retorna à Concha Acústica neste sábado (10), das 14h às 18h, integrando evento do Conselho da Juventude. No local haverá distribuição de livros e gibis. Entrada franca.

TEATRO

Cabaré DuNavôNo domingo (11), às 17h30, a Trupe DuNavô apresenta o espetáculo “Cabaré DuNavô”, no Sesc. A trupe apresenta suas habilidades circenses no formato de um grande e divertido cabaré. Ilusionismo, malabarismo, acrobacias e dança fazem parte do divertido show que une o público ao redor do picadeiro, embalados ao som de uma bandinha que executa a trilha sonora ao vivo. Gratuito apenas para crianças até 12 anos.

Insetos – A exibição da peça “Insetos”, sábado (10), às 20h, e no domingo (11), às 19h, no Teatro Rosinha Mastrangelo, dá sequência aos espetáculos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo. No roteiro, em um mundo apocalíptico onde há escassez de alimento e falta de água. Neste contexto, com as abelhas quase extintas, as colônias de ‘humanos insetos’ disputam recursos e também a última colônia de larvas de abelhas antes que seu ditador ‘Louva a Deus’ as destrua. Entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do evento.

MÚSICA

Natal  – O cantor e compositor Ivan Lins será um dos responsáveis por trazer o encanto natalino a Santos neste final de semana (10 e 11), às 18h, no Ilumina Santos 2022. Durante as noites de espetáculo, Lins cantará sucessos dos mais de 50 anos de carreira. As apresentações, realizadas nas sacadas e janelas do Atlântico Hotel, também contarão com as participações de Stevie Wonder Cover (Junior Meirelles) e a encenação da Cria Criou Companhia de Artes. Gratuito.

Fê Fernandes – Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica acontece, na sexta (16), às 18h, na Concha Acústica, show solo de voz e violão com a artista Fê Fernandes. Gratuito.

Simone Anselmo – O projeto Chorinho no Aquário recebe neste sábado (10), a partir das 18h, o show de Simone Ancelmo Trio, com participação de James Nascimento (violão) e Plínio Romero (percussão). Em caso de chuva, o evento será adiado. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Presépios do Valongo – O Santuário Santo Antônio do Valongo dá início à tradicional Exposição de Presépios 2022/2023. São cerca de 50 peças com o tema “Os excluídos da sociedade são acolhidos no coração de Deus”. A mostra é uma tradição em Santos e acontece desde 1993. Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h30. Gratuito.

Fábrica Cultural – A exposição de encerramento de ano dos alunos de artes integradas e artes visuais do projeto Fábrica Cultural reúne fotografias, quadros, ilustrações e peças de arte na Galeria de Arte Braz Cubas. O trabalho é resultado das aulas de fotografia, artes visuais, mangá, redes sociais e pintura em tela. Visitação: até 15/12, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Grátis.

Santos Arte Preta – Duas exposições seguem em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Santos: ‘Africanitude 013’ propõe homenagem ao Dia da Consciência Negra ao convidar mulheres de diferentes idades, histórias e belezas para serem produzidas e fotografadas. Já a mostra ‘Zulu’ faz referência ao carioca e aderecista que atuou em várias agremiações, como Salgueiro, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Mangueira entre outras. Visitação: 16/12, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Gratuitos.

Futebol –  O Museu Pelé entra no clima da Copa com a exposição Ball Art. Parceria da Prefeitura com o Club Design Litoral Paulista, a mostra apresenta 52 bolas de futebol com intervenções criativas de artistas convidados. Visitação: até 15/12, de terça a domingo, das 10h às 17h30, com entrada franca.

Gilberto Mendes 100 – Em comemoração ao centenário de Gilberto Mendes, o Sesc recebe a exposição ‘Gilberto Mendes – 100’, com curadoria de Lorenzo Mammi. Dividida em “ilhas”, a exposição busca mostrar as execuções musicais em sua integridade, evidenciando a relação das peças ao contexto em que as obras foram produzidas pelo compositor. Visitação: de terça a sexta, das 10h às 21h30, e sábado e domingo, das 10h às 18h30. Entrada franca.

Endereços:Gibiteca – Post 5 – Orla do Boqueirão, Concha Acústica – orla, em frente ao canal 3; Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, 1; Sesc – R. Conselheiro Ribas, 136;  Chorinho – Pç. Luiz La Scala; Valongo – Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Atlântico Hotel – Av. Presidente Wilson, Gonzaga, MISS e Galeria de Arte Braz Cubas – Av. Pinheiro Machado, 48 e Teatro Guarany – Pç. Dos Andradas, 100.