Os problemas renais tendem a aparecer com mais frequência no inverno. Isso ocorre porque nesta época do ano, quando as temperaturas ficam menores, as pessoas costumam se hidratar menos e consumir mais alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas.
Os casos mais comuns são insuficiência renal e pedras nos rins.
Problemas renais no inverno: menos água
A nefrologista Caroline Reigada explica que, além da menor ingestão de água, é comum em dias mais frios aumentarmos o consumo de alimentos calóricos, condimentados e processados para repor a energia que o organismo gasta para se manter aquecido. O problema é que muitos desses alimentos possuem grande quantidade de sal.
“Os rins precisam fazer um grande esforço para filtrar o sal do sangue. Logo, ingerir grandes quantidades de sal, além de causar retenção de líquido, pode levar à sobrecarga dos rins, o que, a longo prazo, aumenta o risco de condições como doença renal e pedras nos rins. Além disso, o sal é a maior causa de hipertensão arterial, pois provoca estreitamento das arteríolas, com consequente elevação da pressão. E a hipertensão prolongada lesiona os rins e seus diversos vasos”, diz a médica.
Problemas renais no inverno: mais álcool e sal
Segundo ela, o álcool é tão prejudicial para os rins quanto o sal. “Além de causar desidratação, o álcool, em grandes quantidades, pode causar alterações na função dos rins, tornando-os menos capazes de filtrar o sangue. O álcool também inibe o hormônio antidiurético, que regula a quantidade de água excretada, aumentando a diurese”, esclarece, acrescentando que estudos sugerem que o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de doença renal crônica.
Ela recomenda manter o organismo hidratado, consumindo chás, sucos, sopas e frutas, verduras e legumes, embora nada substitua a ingestão de água, afirma a nefrologista. “Além disso, controle o peso e a pressão arterial, evite o tabagismo, adote uma alimentação balanceada e, mesmo com o desânimo causado pelas baixas temperaturas, procure praticar exercícios físicos regularmente”.
Sintomas e sinais
Os sintomas característicos de problemas renais são alterações na urina e nos hábitos miccionais, dores nas costas, inchaço no corpo, coceira e cansaço. “Na dúvida, procure um nefrologista para passar por uma avaliação e receber um diagnóstico. E, mesmo sem apresentar sintomas, é interessante visitar o profissional regularmente para realizar um check-up e detectar precocemente qualquer tipo de doença renal”, completa.