Saúde e Beleza

Raios Ultravioleta A (UVA) e sua importância na dermatologia

03/07/2023
Depositphotos

Cerca de 70% da radiação que recebemos na vida ocorre em nossas atividades de rotina e não em atividades de lazer. Os raios ultravioletas A (UVA) estão presentes no nosso dia a dia, durante todo o ano e durante todo o dia.

Mais recentemente o UVA 1, também chamado de UVA longo foi subdividido, ficando na  faixa entre 370 e 400 e foi chamado de UVA extralongo.

Os raios UV-A são divididos em :

  • UVA2 OU UVA CURTO (320 -340nm)
  • UVA1 OU UVA LONGO (340-370 nm)
  • UVA1 OU UVA ULTRALONGO (370-400 nm)

Os raios UVA longo e extralongo(340-400 nm) representa cerca de 80% dos raios totais dos raios ultravioletas (UV) que chegam à terra.

UV-A longo penetra ainda mais profundamente na pele do que o UVB ou UVA curto, chegando até camadas profundas da derme.

O UV-A não são completamente absorvidos por vidros dos carros e janelas.

UVA longo é menos impactado por fatores ambientais (latitude, estação do ano, hora do dia e condições meteorológicas)

O UVA 1 ou longo é o principal gerador de radicais livres, com formações do estresse oxidativo na pele, com seus efeitos no colágeno e estruturas da derme, provocando o seu envelhecimento, com dano direto e indireto ao DNA.

Sabemos que a imunossupressão decorrente do UVA1 é 3 vezes maior do que  à decorrente do UVB, portanto todas as doenças que têm correlação com a fotoimunosupressão tem maior impacto do UVA 1.

Protetores solares com cobertura na faixa do UVA extralongo são desejáveis para todos os pacientes, mas com particular atenção aqueles com fototipos maiores, com fotodermatoses e com dermatoses pigmentárias.

Os filtros UV existentes promovem uma proteção baixa contra o UVA extralongo.

O mexoryl® 400 é o primeiro filtro orgânico UV com pico de ação na faixa do UVA extralongo.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.