Saúde e Beleza

Queratose seborreica

28/03/2022
wavebreakmedia_micro

A queratose seborreica também é conhecida como ceratose seborreica, verruga seborreica ou senil.

A queratose seborreica é um tumor de pele totalmente benigno, não sofrendo transformação maligna.

São resultantes da proliferação de queratinócitos epidérmicos, formando pápulas ou placas queratósicas bem delimitadas.

É comum história familiar indicando influência genética, com herança mendeliana dominante e foram identificadas mutações genéticas em alguns tipos. Surge frequentemente após os 40 anos, no tronco, pescoço, face e membros, podendo ser únicas ou múltiplas geralmente.

Característica clínica da lesão:
São inicialmente pápulas ligeiramente elevadas, circunscritas, arredondadas ou ovais, podendo formar placas, com diâmetro de poucos milímetros a dois centímetros e a cor varia do castanho claro a preta.

Sua superfície é rugosa, com aspecto verrucoso, aveludado, descamativa, crostosa, aveludado, graxenta ou descamativa. São cobertas por escama aderente, córnea e graxenta, que não reflete a luz, podendo mostrar cistos córneos ou ter uma aparência cerebriforme ou sulcada.

Complicações:
Quando localizadas em áreas intertriginosas, pode haver maceração, mau odor e infecção secundária.

Podem ser chamadas de queratoses seborreica irritada, sofrendo processo de eczematização por traumatismo e atritos, tornando-se eritematosas, crostosas e dolorosas.

Sinal de Leser-Trélat: é o aparecimento súbito de forma eruptiva de múltiplas lesões de queratoses seborreica, considerado manifestação paraneoplásica, mas cujo real significado como tal permanece questionado. Em 20% dos casos quando associado a acantose nigricans deve-se investigar a presença de adenocarcinomas gastrointestinais, carcinomas de mama e linfomas.

Diagnóstico:
É clínico. O diagnóstico diferencial é com acrocórdon, verrugas vulgar, queratoses actínica nevos melanócitos, lentigo maligno, nevos displásicos, carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular pigmentado e melanoma maligno.

Histopatologia:
Papilomas benignos com proliferações de células basalóides uniformes, contendo pseudocistos de queratina e grande quantidade de melanócitos.

Tratamento:
É indicado somente para fins estéticos.
Podem ser retiradas por curetagem, crioterapia, eletrocoagulação ou laser de CO2.
Procure um médico dermatologista para avaliação correta e orientações adequadas.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.